Já foi comprovado que ao tentar combater inflamações crônicas, o sistema imunológico libera agentes químicos capazes de promover mutações genéticas que levam quadro cancerígeno. Segundo estudos, quando o sistema imunológico percebe a presença de uma infecção, acaba liberando moléculas de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) no local afetado. Esta substância acaba atingindo o tecido adjacente e transforma a citosina, uma base nitrogenada presente no DNA, em uma molécula conhecida como 5-clorocitosina, cujo organismo não é capaz de eliminar.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Essa molécula acaba sendo disseminada por meio da replicação celular, levando à formação de células mutagênicas e, eventualmente, ao câncer.
II. A participação de mediadores químicos decorrentes da resposta celular ao processo inflamatório pode levar à destruição tecidual, fibrose e multiplicação anormal de células, levando ao câncer.
III. A inflamação acompanha o processo tumoral, logo, inflamações podem desfavorecer a transformação neoplásica.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e III.
b.
I e III, apenas.
c.
III, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
I e II, apenas.
Respostas
respondido por:
43
Resposta:
I e II apenas.
Explicação:
corensp7:
resposta correta I e II apenas.
respondido por:
2
e.
I e II, apenas.
Dentre as afirmativa, somente a III encontra-se incorreta, uma vez que o processo inflamatório contribue para a transformação neoplásica, principalmente por ser capaz de estimular a irrigação sanguínea.
Diante disso, outros elementos são recrutados para tentar combater a neoplasia, embora muitas vezes o câncer já se encontre em estado de metástase, ou seja, presente na corrente sanguínea.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás