É no período que compreende as décadas de 60 e 70 que a antropologia no Brasil começa a se ver como uma genuína ciência social – isto é, como um ramo da sociologia dominante dos anos 40 e 50. Penso não ser exagero usar como metáfora o fato de a antropologia ter se desenvolvido como uma "costela" da sociologia então hegemônica. No entanto, para se constituir como antropologia nesse contexto, foi necessário manter e desenvolver um estilo sui generis de ciência social, no qual uma dimensão de alteridade assumisse a dupla função de produzir uma antropologia no Brasil e do Brasil. PEIRANO, Mariza G. S. A antropologia como ciência social no Brasil. Etnográfica, Vol. IV (2), 2000, p. 219. Sobre Antropologia, analise as proposições a seguir e a relação entre elas: I. A cultura é um conceito antropológico PORQUE II. Permite compreender a diversidade humana. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo que a II justifica a I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas. 2) "[...] ele denota um padrão de significados transmitido historicamente, incorporado em símbolos, um sistema de concepções herdadas expressas em formas simbólicas por meio das quais os homens se comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atividades em relação à vida." GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008, p. 66. O fragmento acima refere-se a (ao): Alternativas: a) conceito de cultura. b) definição de fato social. c) definição de ação social. d) conceito de alienação. e) definição de consciências individuais.
Respostas
Resposta:
Resposta da I: As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo que a II justifica a I.
Resposta da II: conceito de cultura.
Corrigido
Explicação:
1 – a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo que a II justifica a I.
A antropologia se tornou genuína como ciência social no Brasil no período compreendido entre as décadas de 60 e 70. De forma que a antropologia se desenvolveu como uma ramificação da sociedade. Em que a cultura é um conceito antropológico, que possibilita a compreensão humana.
2 – a) conceito de cultura.
A cultura consiste em um padrão de significados que são transmitidos de forma histórica, ao incorporar símbolos e concepções simbólicas que possibilitam aos homens se comunicarem, perpetuarem e desenvolverem.
Bons estudos!