Respostas
Resposta:
O conceito de paradigma remete aos modelos de comportamento que regem a sociedade.
Explicação:
O paradigma é algo que serve como modelo, exemplo ou padrão. Mas essa é apenas a definição do dicionário para o uso comum que essa palavra adquiriu ao longo do tempo.
A ideia mais aceita de paradigma remete ao filósofo Thomas Kuhn (1922-1996), autor da obra A Estrutura das Revoluções Científicas (Perspectiva, 1997).
O livro de Kuhn deu origem a uma nova abordagem de estudos sociais da ciência, pois situa os paradigmas científicos de um ponto de vista histórico.
Assim, nas palavras do autor, paradigma é uma estrutura mental composta por teorias, experiências e métodos que serve para organizar a realidade e seus eventos no pensamento humano.
Outro aspecto importante é que, para Kuhn, o paradigma é compartilhado pelos indivíduos de uma determinada comunidade científica.
Ou seja, a partir do momento que um conjunto de crenças, valores e técnicas é aceito por todos em um grupo de cientistas, ele se torna um paradigma.
Analisando de perto, parece que o paradigma não deixa de ser um padrão, como diz o senso comum. A diferença é que esse padrão é mais complexo, enquanto as pessoas costumam usar o termo paradigma para se referir a qualquer modelo ou conceito generalizado.
Então, quando alguém diz que está quebrando paradigmas, o rompimento com as ideias anteriores é muito mais profundo.
Para ficar mais fácil, imagine que o paradigma é uma lente de óculos, por meio da qual você enxerga o mundo de um determinado modo. Sem a lente apropriada, a imagem ficaria distorcida. Por isso os paradigmas são fundamentais para ordenar os fenômenos e nos situar na realidade.
1.
um exemplo que serve como modelo; padrão.
2.
GRAMÁTICA
conjunto de formas vocabulares que servem de modelo para um sistema de flexão ou de derivação (p.ex.: na declinação, na conjugação etc.); padrão.
3.
LINGÜÍSTICA ESTRUTURAL
conjunto dos termos substituíveis entre si numa mesma posição da estrutura a que pertencem.