A questão social no Brasil é o resultado das diversas crises econômicas próprias do capitalismo brasileiro, o que ocasiona processos sociais conflitivos nas áreas rural e urbana. Toda essa situação demonstra como a questão social sempre esteve no cerne das discussões dos problemas geradores das desigualdades sociais e econômicas do Brasil. Isso é algo que pode ser constatado ao longo de toda a história brasileira, principalmente
Respostas
O Brasil é um país que experimentou o regime democrático e o Estado Democrático de Direito tardiamente, em virtude das sucessivas deturpações constitucionais e políticas, além dos mais de 35 anos em regime ditatorial.
Logo, o simples reconhecimento de um amplo rol de direitos fundamentais, sociais e econômicos, por parte da Constituição, não implicou na proteção e efetivação desses direitos, que não são assegurados de forma plena. A conjuntura é de violações sistemáticas de direitos fundamentais e de inércia das autoridades competentes.
Resposta:
d)
No período republicano brasileiro, quando o capitalismo já se afirmava no país e o conflito entre capital e trabalho já se mostrava às claras.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
É no período republicano que a questão social aparece de forma objetiva, uma vez que é neste momento, principalmente, que o capitalismo se consolida no Brasil.