1)
Em uma visão científica dos fenômenos sociais, é comum a utilização da "crítica" como uma categoria que denota o "questionar" a própria realidade. Por isso, é comum o emprego de análises críticas no âmbito da ciência. Neste sentido, em quais das alternativas, o conteúdo filosófico e científico desse termo é melhor compreendido?
Alternativas:
a)
"A crítica só é construtiva quando aparece acompanhada de um saber comum. Pois, o senso comum é o próprio saber elaborado e por esse motivo não pode ser questionado. A razão de ser da ciência é absolutamente moral e não pode com seus instrumentos de análise ser instrumentalizada pela crítica. "
b)
"A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isso, ali onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e, em certos casos, afastadas".
c)
"Todo conhecimento científico é amoral. O saber absoluto como ilustra Hegel, é um saber fabricado e por esse motivo a crítica também deve ser fabricada pela ciência. O pensamento científico nunca pode alcançar a verdade pela crítica, pois, se assim o fizer, deixa de ser reconhecido pelo método de análise. "
d)
"A ciência é em sua essência, senso comum. Por esse motivo o uso da crítica é uma espécie de arma contra a ignorância da própria ciência, que não pode questionar a realidade e nem mesmo os fenômenos sociais. A única maneira de se fazer ciência é pelo caminho da sociologia e do pensamento comum longe da história. "
e)
"Não é a consciência dos homens quem determina o pensamento crítico, é o contrário. Apenas o pensamento crítico molda o homem enquanto gênero humano e sem a ciência a humanidade deixaria de existir. O conhecimento científico e a crítica, são fatores secundários ao senso comum de todos os seres sociais. "
2)
A atualidade assiste a mudanças profundas no mundo do trabalho e também está bem diferente da rigidez do modelo fordista. Alguns autores falarão em toyotismo e um modelo de trabalhador flexível. Sobre essas mudanças, sobre o trabalhador na concepção toyotista, e na concepção do trabalhador flexível, analise em "V" para as afirmações verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso, de acordo com o material da disciplina:
( ) No que diz respeito aos trabalhadores, ao contrário da rigidez fordista, a concepção toyotista exige deles não só seu esforço físico como sua energia mental; privilegia o trabalho em grupo; diminui a hierarquização do trabalho; concebe a qualidade não como um controle externo, mas como parte da atividade de cada operário.
( ) Essa forma de trabalho valoriza e responsabiliza o operário em todas as instâncias; premia e destaca o desempenho de cada um e do grupo; aproveita seu saber, instituindo estratégias de mudanças internas a partir de suas experiências e criando forças-tarefas para a resolução de problemas emergentes; cria o trabalhador multifuncional e polivalente.
( ) Mesmo com todas as transformações no mundo do trabalho, permanece ainda a divisão entre aqueles que dominam, por ter a posse do capital, e aqueles que são dominados por não possuírem nada além de sua força de trabalho.
A alternativa com a sequência correta da questão é?
Alternativas:
a)
V - V - V.
b)
V - F - V.
c)
V - V - F.
d)
F - F - V.
e)
F - F - F.
3)
Para Ricardo Antunes, sociólogo brasileiro, que desenvolve pesquisas no campo da sociologia do trabalho, a forma fabril de trabalho divide espaço com outros setores, como o de serviços. Para ele, mesmo com as novas reconfigurações no campo da produção atualmente, o trabalho do operário continua existindo. Sobre as conclusões de Ricardo Antunes na sociologia do trabalho, avalie as afirmações a seguir:
I - Ricardo Antunes reflete sobre a esfera da reprodução das relações sociais e políticas, e muito pouco desenvolve sobre o trabalho enquanto categoria ontológica do ser social.
II - Ricardo Antunes aponta que, apesar do aumento dos trabalhadores de serviço em vista da diminuição dos trabalhadores fabris, a divisão de classe baseada na posse dos meios de produção continua a existir.
III - Para Ricardo Antunes, o que se apresenta na atualidade é uma mudança dos tipos de trabalho e das especializações necessárias para realizá-los, mas não uma mudança na estrutura de poder.
Assinale a alternativa correta da questão:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
b)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
c)
Apenas a afirmação III está correta.
d)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
e)
As afirmações I, II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
1 b
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
primeira questao
B(acho)V F V
segunda
V V F
E TERCEIRA
E)ALTERNATIVA 1,2E 3 ESTAO CORRETAS
Explicação:
SE TIVER ALGUMA COISA QUE NAO ENTENDEU É SO CHAMAR
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás