Use os conectivos( como, que, assim, pois, alem disso, já que, como, repentinamente, que, de mansinho, que, meio)
Um velho escravo (adverbio de tempo) coxo e. (Adverbio de modo) cego, voltava para o sítio quando o sol ia se pondo no horizonte. (Adverbio de modo)
Respostas
Completando o texto com os conectivos, temos:
Um velho escravo, já coxo e meio cego, voltava para o sítio quando o sol ia se pondo no horizonte.
Repentinamente, ouviu um rugido que o deixou amedrontado. Era um leão que, de dentro da mata, o acompanhava espreitando-o como um gato persegue um rato. Já era noite e o sítio ainda estava longe.
Ao chegar em uma colina que terminava num grande precipício, sentou-se à beira dele, pois suas pernas não suportavam mais o peso de seu corpo. Além disso, julgava estar mais a salvo, naquele lugar.
Como era noite sem estrelas nem lua, mas escura como breu, o velho teve a ideia de colocar seu chapéu e paletó na ponta do cajado, cravado no chão.
E deitou-se ao lado, já sem forças físicas. O leão, que o seguira de mansinho, aproximou-se do local e, como estava muito escuro, pensou que o vulto, que via em pé, era o do velho escravo.
Num salto felino, jogou-se sobre o improvisado espantalho. Como estava rente ao precipício, rolou morro abaixo, indo parar no fundo do abismo que a própria natureza lhe preparara.
O velho pôde, assim, dormir tranquilo a noite toda para, na manhã seguinte, prosseguir na sua caminhada, agora sem a ameaça da fera.