• Matéria: História
  • Autor: gizelybelleff
  • Perguntado 7 anos atrás

1)
"Pensar o presente é também se relacionar com o passado e o futuro. Toda a nossa experiência é mediada por essas relações e não poderia ser diferente com o patrimônio cultural e a necessidade da sua salvaguarda, uma vez que um dos argumentos que mais reforça os pedidos de proteção é a necessidade de materializar algo que já é passado e, portanto, ‘salvar’ determinado bem ou prática do esquecimento."
(PISTORELLO, Daniela. Patrimônio Cultural e tempo presente. In: _________ Patrimônio, museus e arquivos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. p. 9)
No que tange à noção de tempo, que emerge a partir do conceitos de regimes de historicidade e presentismo, e as relações possíveis com o patrimônio cultural, analise as afirmativas a seguir:
I) A noção de tempo é uma construção cultural e imutável ao longo do história.
II) Reinhart Koselleck defende que o tempo histórico é composto das relações entre a experiência e o horizonte de expectativa, que formam os regimes de historicidade.
III) François Hartog afirma que o regime de historicidade que vivemos na atualidade é o que ele chama de presentismo, marcado pelo distanciamento entre o campo da experiência e o horizonte de expectativa.
IV) Os processos de patrimonialização visam garantir a preservação de algo do passado para nos apoiarmos diante do presentismo.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas:
a)
apenas I e II.
b)
apenas I e III.
c)
apenas II e IV.
d)
apenas I, III e IV.
e)
apenas II, III e IV.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
1

I é falsa. A história é uma construção social, sendo o modo como compreendemos o tempo (ou seja, a passagem de eventos e o nosso passado) também algo que mudou.

II, III e IV são verdadeiras. O tempo histórico é tanto o modo como olhamos para o passado (para a partir disto nos posicionar como sujeitos históricos) quanto o modo como vemos as nossas relações presentes. A um modo exclusivamente imediatista de conceber a realidade Hartog chamou de presentismo, sendo a tentativa de defender o patrimônio histórico uma forma de se afastar do presentismo e pautar a realidade em uma concepção específica de passado.

É correta a alternativa E.

respondido por: delvacir48
0

Resposta:

Explicação:

Presentismo define-se como uma versão do anacronismo, em que o passado é analisado a partir das concepções do presente..

Perguntas similares