Respostas
Explicação:
Além da literatura escrita, vale lembrar uma outra modalidade de literatura guineense – a literatura oral, baseada na narração das estórias e adivinhas pelos anciões nas aldeias e cidades do país. Além disso, há também as cantigas de mandjuandades, cantadas por diferentes etnias, exaltando a cultura, costumes e a realidade social guineense. Com isso, mostra-se que a riqueza cultural dessa nação não é revelada apenas através da escrita, mas também por diferentes formas. É importante salientar que as cantigas são cantadas em crioulo, a língua nacional do país, por alguns grupos de mandjundades,tais como: Herdeiros di Kumbé, Maran Cabeça, entre outros. Embora o nosso foco neste texto não se direcione à literatura oral, decidimos não deixar de fazer uma breve apresentação sobre essa importantíssima riqueza cultural que a Guiné-Bissau congrega, uma vez que a oralidade é ainda fonte importante no cotidiano guineense. Ainda para esta modalidade de manifestação cultural através de narração de estórias tradicionais, na contemporaneidade, pode-se tomar como exemplo a obra de Odete da Costa Semedo (2010), pelos trabalhos de recolha dos contos tradicionais para compor, posteriormente, dois volumes de livros intitulados – Sonéa: histórias e passadas que ouvi contar I e Djênea: histórias e passadas que ouvi contar II.
Um parágrafo conclusivo sobre a Literatura guineense seria assim: "Vale ressaltar para os leitores que este tipo de literatura abrange elementos como o choque de realidade e culturas diferentes do continente africano.
Texto sobre a literatura guineense
Uma das principais características da Literatura guineense está nas realidades sociais e culturas que cada uma das pessoas apresenta. Ou seja, este tipo de escrita se baseia nas diferenças e não nas igualdades.
Grupos como Herdeiros di Kumbé e Maran Cabeça são referências da literatura guineense, atualmente".
Veja mais sobre a literatura em
https://brainly.com.br/tarefa/42609483
#SPJ2