As novas catedrais propiciavam aos fiéis o vislumbre de um mundo diferente. Eles teriam ouvido falar, em sermões e cânticos, da Jerusalém Celestial com seus portões de pérolas, usavam joias de incalculável preço, suas ruas de ouro puro e cristal transparente (Apocalipse, XXI). Essa visão tinha descido agora do céu à terra. As paredes das novas igrejas não eram frias nem assustavam. Eram formadas de vitrais policromos que refulgiam como rubis e esmeraldas. Os pilares, nervuras e rendilhados despediam cintilações douradas. Tudo o que era pesado, terreno ou trivial fora eliminado. Os fiéis que se entregavam à contemplação de tanta beleza podiam sentir que estavam mais próximos de entender os mistérios de um reino afastado do alcance da matéria." (GOMBRICH, E. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999. p. 188-189). No trecho acima, o autor E. Gombrich faz referência a um novo estilo arquitetônico que estaria despontando nos ambientes católicos medievais. Esse estilo era: Assinale uma das alternativas abaixo:
Respostas
respondido por:
14
O estilo era o gótico.
O movimento e estilo artístico gótico surgiu da espiritualidade cristã, em que estava associado diretamente à arquitetura, em que o principal elemento pictórico era o vitral.
As catedrais góticas mostravam um vislumbre de mundo diferente, com a presença de joias bem caras de ouro puro e cristal transparente. Os vitrais eram, principalmente, policromáticos e com presenças de rubis e esmeraldas. E os pilares apresentavam cintilações douradas.
Bons estudos!
respondido por:
4
Resposta:
Resposta correta: Gótico
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás