Considerando o grau de dissociação das bases, indique, entre os pares a seguir, a alternativa em que a primeira base é mais forte que a segunda.
A- Mg(OH)2 e Ca(OH)2
B- NH4OH e NaOH
C- NaOH e KOH
D- Ca(OH)2 e Aℓ(OH)3
E- Fe(OH)3 e Fe(OH)2
Respostas
Essa é a ordem de força das bases:
Família 1A: Sempre são bases fortes, a força da base aumenta de cima para baixo na família.
Família 2A : Hidróxido de berílio e magnésio são bases fracas, o restante são bases moderadas e a força da base aumenta de cima para baixo na família.
Restante: São Fracos.
Obs: Um elemento que forma vários íons, o maior o íon (raio iônico) formará a base mais forte.
a)Incorreto. Mg(OH)2 é uma base fraca, enquanto o Ca(OH)2 é uma base moderada. Ca(OH)2 > Mg(OH)2.
b)Incorreto. Todas as bases da família 1A são fortes se comparado com outros compostos de elementos que não pertencem a família 1A. NaOH > NH4OH.
c)Incorreto. Tanto o NaOH, quanto o KOH são bases fortes. Mas, como já mencionado, a força de bases da mesma família, aumenta de cima para baixo na tabela periódica. O K está embaixo do Na na tabela periódica, assim: KOH > NaOH.
d)Correto. O Ca(OH)2 é uma base moderada, enquanto o Al(OH)3 é uma base fraca. Ca(OH)2 > Al(OH)3.
e)Incorreto. Como já dito, um elemento que forma vários íons, o íon de maior raio iônico formará a base mais forte. O íon Fe2+ é maior que o íon Fe3+, assim o Fe(OH)2 > Fe(OH)3.
Extra: O íon Fe2+ é maior que o Íon Fe3+. Como saber disso sem olhar dados na internet. Quanto mais um átomo perde elétrons, mais o seu núcleo atrairá os seus elétrons. Assim atraindo mais, diminuirá o tamanho da nuvem eletrônica em volta do núcleo e por isso o raio iônico será menor. O íon Fe2+ perdeu menos elétrons que o íon Fe3+ e por isso, o núcleo do Fe2+ atrai menos os elétrons que no Fe3+ e assim o raio iônico do Fe2+ é menor que o raio iônico do Fe3+.