Respostas
Transmissão da doença de Chagas
Quando os insetos infectados picam uma pessoa, eles depositam fezes que contêm os protozoários. Os protozoários penetram no corpo através da ferida da picada. Os protozoários também podem penetrar no corpo pelas membranas mucosas, tais como a membrana transparente que recobre o olho (conjuntiva). Em seguida, os protozoários penetram na pele ou nos tecidos ao redor do ponto de entrada e na corrente sanguínea infectam muitos tipos de células, incluindo células do sistema imunológico, coração, músculos e sistema nervoso.
Os cães, gatos, gambás, ratos e muitos outros animais também podem ser picados e infectados. A infecção é disseminada quando um barbeiro pica um indivíduo (ou animal) infectado e depois pica outra pessoa.
As pessoas também podem infectar-se por transfusões de sangue ou por transplante de órgão de um doador infectado. Em casos raros, as pessoas são infectadas ao comer alimentos não cozidos ou beber líquidos contaminados por insetos infectados ou suas fezes.
Os protozoários também podem cruzar a placenta de uma mulher grávida e infectar o feto, resultando em aborto espontâneo, natimorto ou problemas sérios, às vezes fatais, no recém-nascido.
Transmissão Malaria
A transmissão ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. No Brasil, três espécies estão associadas à malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.
O protozoário é transmitido ao homem pelo sangue, geralmente através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium ou, mais raramente, por outro tipo de meio que coloque o sangue de uma pessoa infectada em contato com o de outra sadia, como o compartilhamento de seringas (consumidores de drogas), transfusão de sangue ou até mesmo de mãe para feto, na gravidez.