• Matéria: Pedagogia
  • Autor: apmsbz29
  • Perguntado 7 anos atrás


Você leciona em uma escola para alunos comuns do 3º ano do ensino fundamental e recebeu o comunicado, por parte da direção da escola onde trabalha, de que receberá em sua classe um novo aluno, Marcos. De acordo com o diretor, ele é um garoto com deficiência visual, por isso a necessidade de se preparar uma acolhida adequada ao novo aluno. Há, contudo, um problema: a escola não possui no momento um educador especializado no ensino de crianças com algum tipo de deficiência. O diretor esclarece ainda que, embora saiba ler e escrever em braile, Marcos possui uma mínima capacidade de distinguir cores vibrantes e silhuetas, por isso, sempre utiliza uma bengala para locomover-se.
O desafio de acolher e trabalhar junto a Marcos, pela busca de um êxito educacional do aluno, está com você! Como professor, quais são, em princípio, as providências que você poderá tomar para que Marcos sinta-se incluído junto aos demais alunos de sua classe, proporcionando a ele um bom desenvolvimento educacional?

Respostas

respondido por: thaynnaba
3

Sobre a inclusão de um aluno com deficiência é importante prezar pela igualdade com os outros alunos.

O professor deverá prover meios de incluir ele com os demais alunos sem que aquilo importe em uma diferença de tratamento, há diversas ferramentar que isso pode ser feito.

Poderá também ser feitas atividades com todos os alunos que explorem os demais sentidos, como tato, audição, dentre outros.

Cuidados que devem ser tomados

Por mais que ele seja uma criança especial e possa ser incluído em todas as atividades, as demais crianças também devem ser trabalhadas para compreender a deficiência do colega.

Isso serve para todos lidarem melhor com as situações.

Você pode ler mais sobre inclusão na escola em: https://brainly.com.br/tarefa/24156529

#SPJ2

Anexos:
respondido por: lschuvartz
2

Resposta:Um aluno cego demanda adaptações físicas e uma atenção durante a utilização de materiais didáticos escritos. Alguns materiais didáticos impressos podem ser disponibilizados em Braille, enquanto imagens podem ser reproduzidas em 3D, ou a partir de textura, alto relevo etc.

No caso de Marcos, que possui baixa visão, é recomendado saber do aluno se a adaptação de cartazes com letras maiores ou o uso de uma lupa em um local bem iluminado poderá ajudar. Uma alternativa é recorrer à experiência dos pais ou dos responsáveis por Marcos para compreender quais as demandas dele, e quais as mudanças poderão ser empreendidas.

O lugar em sala de aula deverá ser bem escolhido, de modo a garantir a segurança e o suporte necessário ao aluno. Nela é possível a utilização de sinalização de objetos, pistas táteis e sonoras, iluminação adequada, melhor disposição do mobiliário e explicação verbal de todo o material visual utilizado em aula.

É recomendada a utilização de softwares de leitura, com o qual o material escrito que não possui publicação em Braile poderá ser lido por um leitor virtual ao estudante. Existem também softwares de ditados de textos e teclados adaptados para produzir em linguagem corrente os próprios textos do aluno, bem como máquinas de escrever e réguas próprias para a escrita em Braile.

Explicação:

Perguntas similares