Existem materiais e substâncias como o álcool, o petróleo, a madeira, o aço, o ar atmosférico cujas propriedades físico-químicas variam, mesmo que as condições de pressão e temperatura se mantenham constantes. Uma substância é um material que possui todas as propriedades definidas e bem determinadas. REIS, Marta. Completamente Química: Química Geral e Inorgânica. São Paulo. FTD. 2001. Elaborada pela professora. 2019 De acordo com o exposto, analise as imagens e observe os sistemas apresentados dos frascos A e B, depois indique o que se pede: a) O Tipo de mistura no frasco A e no frasco B: b) O Número de fases no frasco A e no frasco B: c) As características de cada uma das substâncias no frasco A e no frasco B, dizendo se são polares ou apolares e se são miscíveis ou imiscíveis (Considere a SiO2 como principal componente da areia): d) Os Estados físico de cada componente nos frascos A e B
Respostas
Resposta:
a) As misturas são heterogêneas.
b) 2 fases no frasco A e 3 fases no frasco B.
c) No frasco A, a água é polar e a areia apolar, pois a diferença de eletronegatividade entre o silício e o oxigênio não é grande. No frasco B o óleo e a areia são apolares e a água é polar. Nos dois frascos, os componentes são imiscíveis (ou seja, não se misturam).
d) No frasco A, a água está no estado líquido, a areia no estado sólido. No frasco B, o óleo e a água estão no estado líquido e a areia no estado sólido.
Explicação:
a) No frasco A, tem-se água e areia. No frasco B, água, areia e óleo. Em ambos os frascos, apresentam-se misturas heterogêneas, já que os componentes presentes não misturam-se entre si, formando mais de uma fase.
b) No frasco A, tem-se água e areia, formando cada uma delas, uma fase. Logo são 2 fases. No frasco B, cada componente também forma uma fase cada um, por isso observa-se 3 fases.