Seguindo os estudos sobre a sociedade e de acordo com a teoria de Karl Marx: "a análise de uma sociedade, a qualquer momento de seu desenvolvimento histórico, deve começar pela análise de seu modo de produção: em outras palavras, (a) a forma tecno-econômica do ‘metabolismo entre homem e natureza’ (Marx), o modo pelo qual o homem se adapta à natureza e a transforma pelo trabalho; e (b) os arranjos sociais pelos quais o trabalho é mobilizado, distribuído e alocado." (HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo, Companhia das letras, 1998, 175-177).
Respostas
respondido por:
6
Analisando as afirmativas propostas - (a) e (b) - podemos concluir que as duas estão corretas.
A realidade histórica em suas contradições, dialéticamente apresenta-se em constante transformação, sendo a luta dos contrários o motor do pensamento e da realidade.
Portanto, o materialismo dialético revela a materialidade do mundo, ao afirmar a anterioridade da matéria em relação à consciência; a vida espiritual da sociedade como reflexo da vida material.
Logo, para Karl Marx não há uma estrutura estática apesar de ser possível prever que os conflitos são impossíveis de serem conciliados.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
toninho8804:
as afirmaçoes I e II estao corretas
respondido por:
17
Resposta:
afirmativas I e II estão 100% corretas
corrigido pelo AVA
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás