Segundo Rufino e Darido (2015), a implementação das lutas na escola permite aos alunos uma ampliação de seus conhecimentos sobre essas práticas corporais e de suas visões de mundo, a fim de que ultrapassem a dimensão procedimental, o “saber fazer” classicamente vinculado às aulas de educação física, e que possam ir além do ensino das modalidades.
Reflita sobre a consideração apresentada pelos autores sobre as lutas nas escolas e:
a) expresse a sua opinião sobre como as lutas podem ampliar os conhecimentos dos alunos sobre as práticas corporais e auxiliar no desenvolvimento de suas visões de mundo;
b) selecione uma das postagens realizadas por seus colegas e comente sobre a postagem, concordando, discordando e, principalmente, justificando o seu posicionamento e ampliando a discussão saudável sobe o assunto.
Respostas
Resposta:
As lutas são representadas como elementos fundamentais no patrimônio cultural de qualquer população, e não somente primam pelo desenvolvimento de técnicas e táticas, mas também como elementos da formação cultural.
Diante disso, as lutas podem representar perspectivas de visão de mundo aos alunos, através da exposição a diversidade cultural, elementos fundamentais para uma formação educacionais mais consistente.
Explicação:
Independentemente do tipo de luta abordada, o professor de Educação Física, a partir de sua formação pedagógica reúne competências e habilidades para inserir em suas aulas alguns elementos das lutas como possibilidade de formação integral do aluno, porém, isso nem sempre acontece. Desta forma, pude refletir sobre as considerações apresentada que teve como objetivo investigar se o conteúdo de lutas é abordado nas aulas de educação física escolar e caso não o seja, qual seria o motivo para não ensiná-lo.