Respostas
Biografia de Marechal Deodoro da Fonseca.
Quem foi
Deodoro da Fonseca (Marechal) (1827-1892) foi um político e militar brasileiro, o primeiro presidente da República do Brasil. No dia 15 de novembro de 1889, decretou a Proclamação da República Brasileira.
Nascimento
Marechal Manuel Deodoro da Fonseca nasceu na cidade de Alagoas, hoje Deodoro, no Estado de Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827. Filho do vereador e militar Manuel Mendes da Fonseca e de Rosa Maria Paulina da Fonseca, tinha sete irmãos e todos entraram para o Exército. Em 1843, iniciou sua carreira no Colégio Militar no Rio de Janeiro, completando o curso de artilharia em 1847.
Vida militar
Em dezembro de 1848 Deodoro foi servir em Pernambuco onde se incorporou às forças imperiais sob o comando do general José Joaquim Coelho, depois barão da Vitória. Em 1849, como segundo tenente, ajudou a abafar a Revolução Praieira em Pernambuco. Promovido a segundo tenente, retornou à corte em 1852. Em 1856, Deodoro voltou a servir em Pernambuco, sendo em seguida promovido a Capitão e nomeado para ajudante de ordens do presidente da Província de Mato Grosso. Em 1860, casa-se com Mariana Cecília de Souza Meireles, mas não teve filhos.
Guerra do Paraguai
Em 1864, Deodoro da Fonseca seguiu em um dos batalhões da brigada expedicionária ao rio da Prata. Participou do cerco de Montevidéu e, depois da capitulação da capital uruguaia, partiu para a campanha do Paraguai. Sob o comando de Osório e depois de Caxias, lutou com bravura durante seis anos no Uruguai e depois no Paraguai. Regressou como herói, no posto de coronel, com medalhas conquistadas por atos de bravura. Em 1873, Deodoro obteve a promoção de brigadeiro. Nessa época, abolicionistas e republicanos buscam a adesão do Exército. Os partidos oficiais também desejam o apoio militar. Em 1885, Deodoro é então nomeado vice-presidente da Província do Rio Grande do Sul. O objetivo era transformar Deodoro em um grande conservador e esteio militar do regime. Em 1884 foi promovido a marechal-de-campo. Em 1886, o Barão de Lucena regressa à Corte e Deodoro assume a Presidência do Rio Grande.
Resumo
Marechal Deodoro da Fonseca nasceu no dia 5 de agosto de 1827 e foi um político e militar brasileiro, o primeiro presidente da República do Brasil. No dia 15 de novembro de 1889, decretou a Proclamação da República Brasileira.
Morte de Marechal Deodoro da Fonseca
Deodoro da Fonseca faleceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de agosto de 1892.
Bons estudos,
Resposta:
Marechal Deodoro Fonseca foi um militar brasileiro, político e o primeiro Presidente do Brasil, nasceu em Marechal Deodoro no ano de 5 de agosto de 1827. Ele morreu na cidade do Rio de Janeiro Em 23 de agosto de 1892, é também foi presidente do Brasil na época da República da espada nos anos 1889 até 1891.