Respostas
Explicação:
Foi uma revolta que ocorreu no RJ , decorrida de um grande crescimento populacional e grave situação do saneamento basico , a cidade estava assolada pela varíola , o governo em reposta aprovou uma lei que obrigaria os locais a serem vacinados , caso contrário seriam multados , a população não gostou nada disso e saiu em manifestação contra o governo , no que seria conhecida pela maior manifestação urbana do Rio de janeiro
A Revolta da Vacina teve como principais causas o contexto de higienização e reforma urbana presente na cidade do Rio de Janeiro, em conjunção com a campanha obrigatória e forçada de vacinação da população. Muitos estudiosos apontam que os motivos da Revolta da Vacina, em todas as classes sociais, foram a junção entre a política de tratamento com a população pobre e o sentimento de “invasão dos lares” das famílias mais ricas, obrigadas a se vacinarem.
Seis dias após ter se iniciado, chegava ao fim a Revolta da Vacina, em 16 de novembro de 1904. Em decorrência do conflito, o governo suspendeu a obrigatoriedade da vacinação, declarando estado de sítio. Exército, Marinha e Polícia foram para as ruas, repreendendo o conflito, e restabeleceram a ordem no Rio de Janeiro.
É interessante observar que, durante a Revolta, os militares tentaram usar a massa popular insatisfeita como um pretexto para a tentativa de um golpe, que não obteve sucesso, contra o presidente Rodrigues Alves.
No fim, a Lei da Vacina Obrigatória teve seu texto modificado, tornando o uso da medicação facultativo. Pouco tempo depois, a varíola foi erradicada do Brasil.
Movimentos populares como a Revolta da Vacina ajudam a contar a história do Brasil, demonstrando o contexto em que estão inseridos e a maneira como esses conflitos se dão. Mais do que uma insatisfação contra a Lei da Vacina Obrigatória, a Revolta simboliza o período conturbado pelo qual passou o Rio de Janeiro, principalmente pelo caráter higienista e excludente adotado pelos governos da época
PRIMEIRO PARÁGRAFO EU RESUMI