Veja abaixo a primeira resposta de Valter Pieracciani para uma entrevista ao site Catho e que trata da inovação nas empresas:
“Carreira & Sucesso: Qual a importância de inovação para as organizações?
Valter Pieracciani: Em cinco anos, existirão dois tipos de organizações: as inovadoras e as mortas. Basta ver o fenômeno da desindustrialização e a velocidade com que as empresas que não inovaram foram arrasadas pela concorrência. Inovar é o único caminho para conquistar competitividade.”
Sabemos que para a inovação é necessário observar as regras e princípios que a regem. Sendo assim, podemos afirmar corretamente que:
I. O que rege a inovação é fruto somente de sonhos e criatividade, por conseguinte, não há relação entre reconhecer oportunidades com base em necessidades dos clientes.
II. Muitas pessoas pensam que a inovação foi resultado de trabalho e empenho de um empreendedor, pelo contrário, ela é fruto de genialidade das pessoas e/ou equipes.
III. O princípio de basear-se na visão do cliente é prejudicial para a inovação, pois o consumidor não é uma fonte confiável para proporcionar melhor aceitação de novos produtos e serviços.
IV. A inovação deve ser um processo simples, pois somente dessa maneira as pessoas vão compreender o processo e será possível desenvolver produtos e serviços adequados aos clientes.
V. Um princípio importante da inovação para um empreendedor é iniciar com projetos grandes e que já abarcam um grande mercado de consumo e atuação em diferentes nichos.
Respostas
As afirmativas corretas são I, III e IV.
Empreendedorismo e inovação são como dois lados de uma mesma moeda, que se estiver parada não tem valor algum. Para empreender é preciso ter espaço para criar, colocar ideias em prática e de fato inovar. Nenhuma empresa que fique “engessada no tempo” poderá se sustentar a longo prazo e continuar crescendo no mercado.
Existem dois tipos de empreendedorismo: aquele buscado por necessidade e o motivado por oportunidade. Empreendedores por necessidade são aqueles que iniciaram um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções para o trabalho e precisam abrir um negócio a fim de gerar renda para si e suas famílias.
Espero ter ajudado.
Resposta:
A inovação deve ser um processo simples, pois somente dessa maneira as pessoas vão compreender o processo e será possível desenvolver produtos e serviços adequados aos clientes.
Explicação:
É importante ouvir e ter como base os clientes para a inovação, pois constituem uma fonte rica de informação e necessária para compreender as necessidades e desejos de consumo.
A inovação não é fruto somente de sonhos e criatividade. Ela também está relacionada em observar a realidade e identificar oportunidades.
Não podemos creditar somente com a genialidade quando falamos de inovação, pois o trabalho e empenho de um empreendedor são partes do processo.
O princípio importante é que o empreendedor deve observar a inovação por meio de projetos menores, consequentemente, o crescimento será planejado e uma expansão segura.