• Matéria: Ed. Física
  • Autor: RobertaCristofolli
  • Perguntado 7 anos atrás

preciso para hoje, Uma das principais críticas à Educação Física tradicional, em seus modelos tecnicistas e esportivistas, é que estes estão baseados em uma concepção de corpo e movimento unicamente biológico. A Educação Física desenvolvida segundo estas abordagens estaria a serviço da sociedade capitalista, pois teria a função de adaptar o homem ao mundo do trabalho de forma irrefletida. Na contramão destas ideias surgem as abordagens críticas de Educação Física, especialmente a crítico-superadora e a crítico-emancipatória. Sobre essas abordagens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Na abordagem crítico-superadora está presente a lógica dialética, segundo a qual busca-se que os alunos aproximem-se e reflitam sobre a realidade, não apenas a aceitando, mas confrontando-a.
( ) A abordagem crítico-emancipatória tem como princípio o agir comunicativo, segundo o qual todos os nossos movimentos e práticas corporais devem ser vistos como formas de expressão dos sentimentos e formas de nos comunicarmos.
( ) As abordagens críticas estão baseadas em uma concepção histórica e cultural de corpo, de movimento e de homem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F.
b) V - F - V.
c) V - V - F.
d) V - V - V​

Respostas

respondido por: viniciusrm19
4

d) V - V - V​

As abordagens críticas, representadas no texto, como crítico-emancipatórias e crítico-superadoras, estão relacionadas a capacidade dos individuos em desenvolver conscientização sobre as práticas esportivas relacionadas ao movimento, dentro do contexto da Educação Física.

Diante disso, devem ser consideradas como alternativas para a transformação social, em um movimento histórico-cultural em prol da efetivação da cidadania.

Perguntas similares