Respostas
Resposta:
As lacraias capturam sua presa com pinças muito fortes que possuem no último par de patas.
Resposta:
É bom deixar claro o seguinte: a lacraia é um tipo de animal bem voraz. Quem já teve o desprazer de ser atacado por uma, ou mesmo pra quem já viu alguma delas partindo pra cima de suas vítimas, sabe muito bem que se trata de bicho muito agressivo.
E, essa agressividade toda está concentrada em uma parte específica do seu corpo: duas presas localizadas nos cantos de sua boca. São justamente através dessas armas que elas injetam um poderoso veneno (esta toxina não é letal, na maioria dos casos esse veneno pode causar dor e, até mesmo, febre, mas não oferece risco de morte para o organismo humano), que tanto pode ser eficaz para caçar, quanto para se defender de possíveis predadores.
Só que a defesa das lacraias não para por aí. Na parte final do seu corpo segmentado, elas possuem duas pinças (maxilipídios) que servem para agarrar a sua vítima enquanto ela desfere o ataque com sua peçonha. Inclusive, quando se sente ameaçada, ela inclina a parte de trás do seu corpo (mais ou menos como os escorpiões fazem) para que isso sirva como uma espécie de alerta.
Explicação:
As lacraias, também chamadas de centopeias, são do grupo dos artrópodes, sendo encontradas em regiões tropicais, mais especificamente nas folhas ao chão ou tronco das árvores. Algumas delas podem chegar a medir 50 centímetros.
Lacraias são predadores naturais de muitos outros animais na natureza, endo encontradas em regiões tropicais. Inclusive, é através de seu apetite devastador que elas desempenham um papel importante no equilíbrio da cadeia alimentar, controlando as populações de algumas pragas por aí.