• Matéria: Português
  • Autor: asheleyqueiroz14
  • Perguntado 7 anos atrás

redação sobre o combate de epidemias e endemias em um país de dimensões continentais. ​

Respostas

respondido por: pedro24111997
7

 O Brasil devido as suas dimensões e o outros diversos fatores sofre de forma aguda para ter sucesso no controle de endemias. O primeiro grande problema que deve ser levantado é que o nosso levantamento de dados estatístico é muito longe da realidade em pelo menos 80% do país, isso dificulta muito. com isso deve haver uma integração entre epidemiologia e estatística.

Com a integração dessas duas áreas de conhecimento é possível mapear zonas de forma precisa, de modo que essas zonas mapeadas podem indicar maiores fatores de incidência de certas doenças, como por exemplo, dengue, Zica e outras que são transmitidas por vetores.

   Com esses dados é possível formular através da bioestatística o raio correto das áreas de risco, e com isso utilizar medidas de controle epidemiológicas para controlar a infestação de vetores, e conscientizar a população com campanhas de conscientização e assim diminuir a quantidade de vetores.

 A saúde coletiva é de fato uma das áreas da saúde onde precisamos concentrar nossos maiores esforços, pois quando conseguirmos estabelecer as medidas suficientes para uma elaboração das práticas de saúde coletiva, evitamos a proliferação de diversas doenças, e isso gera economia de recursos para o estado.

  O NARSF é uma importante estrutura de saúde do coletivo, que conta com profissionais multidisciplinares, que buscam de maneira integrada combater os possíveis focos de doenças presentes na comunidade, outra atividade importante é a conscientização das pessoas sobre questões epidemiologias e de prevenção de doenças.

Perguntas similares