(Enade 2016) De acordo com a Resolução CONAMA n. 01/1986, diversos empreendimentos lineares, como estradas de ferro, oleodutos e gasodutos, antes de serem executados, estão sujeitos à apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA). O artigo 6º dessa Resolução discorre sobre o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto com completa descrição e análise dos recursos naturais e interações para a caracterização ambiental da área antes da implantação do projeto, considerados o meio físico, o meio biológico e os ecossistemas naturais.
Considerando os possíveis impactos causados pelos empreendimentos lineares, avalie as afirmações a seguir.
I. Nos empreendimentos em que predominam obras subterrâneas, como gasodutos e oleodutos, ocorrem alterações em recarga de aquíferos.
II. O efeito de borda e a alteração na composição de espécies são resultados da fragmentação da paisagem natural causada por esses empreendimentos.
III. Em comparação com a construção de outros empreendimentos lineares, a construção de ferrovias ocasiona a menor emissão dos gases de efeito estufa e sequestro de carbono.
IV. Os corpos d’água da área de influência do empreendimento estão sujeitos ao aumento de turbidez e ao assoreamento decorrentes do carreamento do solo.
Respostas
Estão todas corretas.
Os empreendimentos lineares podem vir a trazer as mais inúmeras consequências para o meio, fazendo com que principalmente os recursos hídricos sejam afetados pelo mesmo.
As ferrovias são as que mais facilitam no deslocamento humano de maneira sustentável, garantem que haja o funcionamento do transporte e ao mesmo tempo evite a liberação de gás carbônico, mas é importante lembrar que toda ação humana te cosequência sobre o meio.
Resposta:
I- Nos empreendimentos em que predominam obras subterrâneas, como gasodutos e oleodutos, ocorrem alterações em recarga de aquíferos.
II- O efeito de borda e a alteração na composição de espécies são resultados da fragmentação da paisagem natural causada por esses empreendimentos.
III- Em comparação com a construção de outros empreendimentos lineares, a construção de ferrovias ocasiona a menor emissão dos gases de efeito estufa e sequestro de carbono.
IV- Os corpos d'água da área de influência do empreendimento estão sujeitos ao aumento de turbidez e ao assoreamento decorrentes do carreamento do solo.
Explicação:
As sentenças I, II e IV estão corretas.
Corrigida no AVA