Respostas
O fermento biológico (popularmente conhecido como "fermento de padaria" ou levedura) é uma colônia de fungos do Gênero Saccharomyces.
Esses organismos são anaeróbios facultativos, ou seja, podem realizar respiração celular com ou sem auxílio de oxigênio. Ao serem misturados a algum carboidrato (o amido da farinha de trigo, por ex.), eles passam a realizar a respiração anaeróbia (sem oxigênio). Essa reação é uma forma simples deles obterem energia para sua própria sobrevivência: o amido é decomposto até gerar glicose, a qual também é decomposta formando gás carbônico (CO₂), H₂O (água) e álcool etílico (por isso essa modalidade de respiração também é chamada de fermentação alcoólica). Além disso, por unidade de molécula de glicose decomposta, são produzidas 2 moléculas de adenosina tri-fosfato (ou ATP) que são a reserva energética para as atividades desses fungos.
O CO₂ é o produto responsável pelo crescimento da massa (e suas bolhas - aqueles "furinhos" do miolo do pão assado), pois tende a sair e se expande.
Quanto ao álcool formado na reação, além de ser muito pouco, ele evapora durante o cozimento (por isso, ninguém fica bêbado comendo pão). E quanto aos fungos... eles morrem também durante o cozimento.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Ele é composto de seres vivos: fungos microscópicos – chamados leveduras – que se alimentam de açúcar, liberando gás carbônico e álcool. Quando a massa é aquecida no forno, as leveduras se multiplicam, ingerindo o açúcar e o amido contido na farinha de trigo. ESPERO TER AJUDADO.