Devido a sua constituição molecular a água é polarizada, ou seja, possui carga negativa na proximidade do oxigênio e positiva próximo aos hidrogênios. Esta característica faz com que as moléculas de água estejam ligadas as moléculas vizinhas, e isto explica diversos fenômenos como seu relativo alto ponto de ebulição e a atração por íons eletrostaticamente carregados. Especificamente para a mecânica dos solos, argilas negativamente carregadas irão atrair a água pelo carregamento positivo do hidrogênio, esta atração contribui para o fenômeno de capilaridade.
Devido a problemas de infiltrações que se iniciam próximo ao rodapé e se estendem por todas a parede, um consumidor, comprador de uma casa de alto padrão, aciona na justiça a empresa construtora, alegando problemas na construção.
Os representantes da construtora dizem que não é problema construtivo, uma vez que a obra foi realizado sobre uma camada de aterro realizado com solo argiloso seco, que possui baixo coeficiente de permeabilidade, sendo inclusive desnecessário a impermeabilização das fundações e que o problema foi causado pelo consumidor pelo mau uso.
Neste caso o engenheiro é responsável por dar um parecer baseado na mecânica dos solos.
Assinale a alternativa que apresenta o parecer correto.
Escolha uma:
a.
O consumidor não deve ser indenizado, a construtora, quando utilizou solo argiloso, que possui baixo coeficiente de permeabilidade, para a realização do aterro foi criada abaixo da argila uma espécie de "camada drenante" que expulsa á água do solo e impede os efeitos da capilaridade.
b.
O consumidor deve ser indenizado, solos argilosos de fato possuem baixa permeabilidade, porém em contra partida, devido ao tamanho de suas partículas, fazem com que o fenômeno de capilaridade atinja grandes alturas, ultrapassando inclusive o aterro realizado em argila seca. Correto PELO AVA
c.
O consumidor deve ser indenizado, solos argilosos de fato possuem baixa permeabilidade, porém em contra partida, devido ao tamanho de suas partículas, fazem com que o fenômeno de capilaridade ocorra de maneira imediata, sendo percebido facilmente pelos construtor, que teve uma atitude negligente ao desprezar a capilaridade.
d.
O consumidor não deve ser indenizado, a construtora, quando utilizou solo argiloso, que possui baixo coeficiente de permeabilidade, para a realização do aterro foi criada uma espécie de "camada impermeável" bloqueando os efeitos da capilaridade.
e.
O consumidor deve ser indenizado, solos argilosos, diferentemente do que diz os representantes da construtora possuem altos coeficientes de permeabilidade, e é este coeficiente que faz com que com que o fenômeno de capilaridade atinja grandes alturas, ultrapassando inclusive o aterro realizado em argila seca.
Respostas
respondido por:
48
Resposta:
B. O consumidor deve ser indenizado, solos argilosos de fato possuem baixa permeabilidade, porém em contra partida, devido ao tamanho de suas partículas, fazem com que o fenômeno de capilaridade atinja grandes alturas, ultrapassando inclusive o aterro realizado em argila seca.
(Correto)
Explicação:
respondido por:
21
Resposta:
b.
O consumidor deve ser indenizado, solos argilosos de fato possuem baixa permeabilidade, porém em contra partida, devido ao tamanho de suas partículas, fazem com que o fenômeno de capilaridade atinja grandes alturas, ultrapassando inclusive o aterro realizado em argila seca.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás