A relação entre escola e pesquisa é estabelecida pelo pesquisador e sociólogo Pedro Demo, que entende o uso da pesquisa no ambiente escolar como uma forma de aprimorar o conhecimento do professor (que deve produzir conhecimentos) e incentivar o aluno a construir o seu próprio conhecimento, tornando-se um aluno autônomo e autor do seu próprio saber. Nesse sentido, temos um professor-formador, ao mesmo tempo que se constitui um novo tipo de aluno: o aluno-autor. DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
1

Apesar de não ter encontrado as alternativas, posso lhe ajudar com esta questão.

A relação entre escola e pesquisa fundamenta-se como uma das premissas da educação progressista, baseada na busca pela protagonização do aluno no processo de aprendizado, ao mesmo tempo em que o professor passa a desempenhar o papel de orientador.

Diante disso, o aluno passa a ser considerado como aluno-autor, de forma que busque-se a autonomia e capacidade de desenvolvimento crítico e reflexivo, principalmente através da pesquisa dentro das práticas pedagógicas.

Perguntas similares