A síndrome de Werner é uma doença autossômica recessiva rara associada a envelhecimento precoce, reportada pela primeira vez em 1904. Os pacientes apresentam uma série de sinais e sintomas similares ao envelhecimento em estágios precoces de suas vidas (aparência senil, alopecia precoce ou cabelos precocemente grisalhos). Apresentam geralmente também alterações cutâneas (hiperqueratose, pele esclerótica ou atrófica), catarata, aterosclerose, diabetes melito tipo 2 (DM2), hipogonadismo e risco aumentado para o desenvolvimento de neoplasias.
Kayser, C., Perazzio, S. F., Machado, F. S., and Andrade, L. E. C. (2008). Síndrome de Werner associada a quadro esclerodermiforme: Relato de caso e revisão da literatura. Rev. Bras. Reumatol. 48, 125–130. De acordo com o texto, responda:
Como os telômeros estão envolvidos na probabilidade de um animal desenvolver doenças?
Respostas
Resposta:
Os telômeros ou telómeros (do grego telos, final, e meros, parte) são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante que formam as extremidades dos cromossomos. Sua principal função é impedir o desgaste do material genético e manter a estabilidade estrutural do cromossoma.
Explicação:
Os telômeros protegem os cromossomos contra o desgaste, diminuindo as chances de ocorrerem mutações ou perdas de genes. O processo de envelhecimento se dá principalmente pelo desgaste dos cromossomos e perda dos genes, é por isso que ter telômeros curtos causa o envelhecimento
Os telômeros e a clonagem
A clonagem gera indivíduos com telômeros encurtados, isso porque se usa o núcleo celular de um indivíduo que já nasceu e já está vivendo a algum tempo, é por isso que os clones tendem a viver menos do que os doadores do núcleo celular. Quanto maior a ativação dos processos de mitose, mais rapidamente os telômeros ficam curtos.
Venha estudar mais sobre os telômeros
https://brainly.com.br/tarefa/10883949