A mudança qualitativa consiste em que: a) se supera a etapa de uma correspondência global entre forma escrita e a expressão oral (recorte silábico do nome); mas, além disso, b) pela primeira vez a criança trabalha claramente com a hipótese de que a escrita representa partes sonoras da fala. (FERREIRO; TEBEROSKY, Psicogênese da Língua escrita, 1985, p. 193) No fragmento acima Ferreiro e Teberosky (1985) estão se referindo a transição que a criança faz da hipótese silábica com valor sonoro para silábica alfabética PORQUE É nessa fase que a criança passa a aceitar que a escrita representa partes sonoras da fala e não uma correspondência global entre a escrita e a expressão oral, atribuindo letras de acordo com o tamanho do objeto, por exemplo, como fazia na hipótese anterior. A respeito dessas proposições, assinale a alternativa CORRETA.
Respostas
As duas proposições são verdadeiras e a segunda é a complementação correta da primeira.
A mudança qualitativa pode ser considerada como a mudança ao qual é possível realizar a mensuração das alterações que foram realizadas através de análises qualitativas.
No período de transição ao qual a criança realiza a hipótese silábica com valor sonora para a silábica alfabética, pois nessa fase que a criança aceita que a escrita faz a representação de partes sonoras da fala e não somente uma correspondência global da escrita e da expressão oral.
Bons estudos!
Resposta:
Explicação:
CORRETA: A primeira proposição é falsa e a segunda é verdadeira, além de complementar o fragmento do texto de Ferreiro e Teberosky (1985), presente no enunciado nessa questão.