• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mariajose987souza
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto I

No ano de 2003 a Lei nº 10.639 alterou o artigo 26º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira tornando obrigatório o ensino sobre a História da África e Cultura Afro-brasileira em todas as escolas de Educação Básica, especificando que os conteúdos referentes a essa temática devam ser ministrados em todo currículo escolar. Essa mesma Lei também incluiu no calendário escolar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de Novembro. A partir de então foram estabelecidas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Racia essa Lei sofreu novas alterações com a ampliação do seu texto, originando a Lei nº 11.645/2008, que acrescentou os estudos da história e das culturas dos povos indígenas ao mesmo artigo 26º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Essa legislação faz parte das políticas de reconhecimento e respeito às diversidades socioculturais do Brasil.

A partir das informações apresentadas, redija um texto que aborde os seguintes aspectos:

O reconhecimento e valorização das diferenças culturais, dos diversos saberes e práticas, e a afirmação de sua relação com o direito à educação de todos/as não se efetivou, pois muitos professores não exploram tais temáticas.




Respostas

respondido por: viniciusrm19
11

O reconhecimento e valorização das diferenças culturais, dos diversos saberes e práticas tem sido tornado um processo cada vez mais presente na educação brasileira, por meio da exposição de temáticas que abordem a diversidade cultural, principalmente no ensino progressista.

Todavia, muitos professores ainda seguem a linha tradicional de ensino, não dando a atenção devida a estas temáticas, ainda pela falta de informatização sobre estes conceitos relevantes as novas demandas sociais.

Perguntas similares