• Matéria: Biologia
  • Autor: papolacabral
  • Perguntado 7 anos atrás

Na evolução, nem todas as características similares derivam de um mesmo ancestral comum, isso pode ser chamado de homoplasia. Este termo se refere à características similares, mas que surgiram de forma independente. Um exemplo clássico são as asas das aves e as asas do morcego, estruturas com funções semelhantes e origem distintas. Esse tipo de processo é denominado de _______________, quando duas ou mais linhagens evoluem independentemente para um estado ou caráter semelhante. Por outro lado, a ____________, ocorre quando duas ou mais linhagens ou características evoluem independentemente até se tornarem menos similares. Outro tipo de processo evolutivo conhecido é o _____________, onde uma característica de mesma base genética e comportamental aparecem mais de uma vez em espécies diferentes, em momentos distintos. Por último, a ____________ são divergências múltiplas, resultantes de um mesmo ancestral, que dá origem a mais de duas linhagens descendentes.

Respostas

respondido por: asouzalopes2015
0

Resposta: alternativa 3

Explicação:

Pagina 36 e 37

respondido por: Danas
1

As palavras que completam as lacunas são respectivamente: Evolução análoga, evolução homologa e diferenciação.

Tecidos homólogos são os que se originam do mesmo tecido embrionário, geralmente exercem a mesma função, como os pares de rins em todos os seres vivos, é algo que refere-se a ancestralidade entre os seres vivos.

Os Tecidos análogos não possuem a mesma origem embrionaria, mostrando que há diferenças de ancestralidades, mesmo sendo órgãos com funções similares, como as asas de insetos e de aves.

Caso queira estudar mais:

brainly.com.br/tarefa/20536589

Perguntas similares