Pesquise sobre Pablo Picasso e disserte sobre como ele contribuiu para a fundação e a disseminação do Cubismo. Procure uma obra que tenha sido produzida nos anos 20 e relacione-a ao ambiente parisiense retratado no filme.
Filme: Meia-Noite em París
Respostas
Resposta:
Foi um dos fundadores do Cubismo, movimento que buscou desconstruir geometricamente a imagem e, com isso, adicionar ao real novas possibilidades além da mera reprodução.
Em 1907, junto com o artista Georges Braque, Pablo se aventura por experimentações estéticas baseadas na geometrização das formas e na influência da arte primitiva africana, dando origem ao Cubismo
A obra relacionada ao filme é: Três mulheres em uma fonte (resposta vinda de @saolaura)
Resposta:
Explicação:
Pablo Picasso (1881-1973) foi um artista plástico espanhol, naturalizado francês, e um dos maiores mestres da arte do século XX.
Picasso foi muito reconhecido em vida e demonstrou versatilidade técnica e uma produtividade artística dificilmente igualada.
Produziu milhares de trabalhos, entre pinturas, esculturas, cerâmicas e obras em outros suportes, nos quais empregava diversos materiais.
Também foi um dos fundadores do Cubismo, movimento que buscou desconstruir geometricamente a imagem e, com isso, adicionar ao real novas possibilidades além da mera reprodução.
Sofreu grande influência das artes grega, ibérica e africana, as quais são facilmente visíveis em suas obras.
Significado do Cubismo
O que é o Cubismo:
Cubismo é um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu na França no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza.
O cubismo foi fundado em Paris, através do renomado artista espanhol Pablo Picasso (1881 - 1973) e do francês Georges Braque (1882 - 1963).
O quadro “Les demoisellers d’Avignon” (ou “As Senhoritas de Avignon”, em português), de 1907, autoria de Picasso, é considerado o marco inicial desse movimento inovador.
De modo geral, o cubismo é marcado pela representação de figuras da natureza a partir do uso de formas geométricas, promovendo a fragmentação e decomposição dos planos e perspectivas. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento.
A arte cubista é considerada uma “arte mental”, onde cada aspecto da obra deve ser analisado e estudado de modo individual.
Cubos, cilindros e esferas são algumas das formas usuais no cubismo, que se distingue da arte abstrata pelo uso concreto de todas as formas.
Além de Picasso e Braque, outros artistas que ficaram imortalizados como ícones desta vanguarda são Juan Gris (1887 – 1927) e Fernand Léger (1881 – 1955).
Desculpe,não encontrei nada sobre "Disserte".Espero ter ajudado o máximo possível! Obg