Respostas
É um ácido fraco.
Para saber a força ácida de um oxiácido, basta subtrair o número de hidrogênios (H) do número de oxigênios (O) do composto. Caso o valor seja igual ou maior que 2, trata-se de um ácido forte, como é o caso do ácido sulfúrico, por exemplo, de fórmula H₂SO₄ (4O - 2H = 2). No caso do ácido nitroso, de fórmula HNO₂, o resultado da diferença é igual a 1, portanto se trata de um ácido fraco (2O - 1H = 1)
Ácido moderado,
Para saber a força de um ácido, primeiro é preciso classificá-lo em hidrácido ou oxiácido. Os hidrácidos são ácidos que não contém oxigênio, já os oxiácidos contém oxigênio. Após isso, caso identifique como um hidrácido,
Hidrácidos:
Ácidos fortes: Todos os ácidos de elementos da família 7A, com excessão do flúor, ex: HCl, HBr, HI...
Ácidos moderados: Apenas o ácido fluorídrico (HF).
Ácidos fracos: Todos os demais hidrácidos.
Caso identifique como um oxiácido,
Oxiácido:
Basta subtrair o número de oxigênios pelo número de hidrogênios ionizaveis (Só conta os hidrogênios que podem sair da molécula como íon H).
Caso o número dê:
0 = Ácido fraco
1= Ácido moderado
2 em diante = Ácido forte.
Assim no caso do HNO2, ele tem 2 oxigênios e um hidrogênio ionizavel:
2 - 1 = 1 (moderado)
Obs: Só conta o número de hidrogênios ionizaveis, por exemplo, no ácido fosforoso (H3PO3), apesar de ter três hidrogênios, só dois são ionizaveis, muitos fariam:
3 - 3 = 0 (fraco)
mas como só dois são ionizaveis,
3 - 2 = 1 (moderado)
Uma outra dica, hidrogênios ionizaveis são todos aqueles hidrogênios ligados a um átomo de oxigênio. No H3PO3, dois hidrogênios estão ligados a átomos de oxigênios e um hidrogênio está ligado diretamente ao átomo de fósforo, esse que está ligado ao átomo de fósforo não tem a capacidade de se ionizar, por isso o ácido apresenta apenas dois hidrogênios ionizaveis.