Respostas
aerodinâmica é parte da física que estuda a força do ar sobre os corpos sólidos em movimento e a dinâmica dos fluidos. ao projetar automóveis e aeronaves, os engenheiros e cientistas tiveram que estudar os princípios da aerodinâmica para criar modelos que suportassem a resistência do ar e mantivessem o desempenho.
o desenvolvimento de modelos aerodinâmicos ocorreu nos anos 1950, particularmente nos carros de corrida, pois deveriam suportar altas velocidades e manter a estabilidade. foram então projetados carros com dianteira mais afilada.
o coeficiente aerodinâmico (Cx) é uma indicação importante da capacidade do automóvel romper o ar à sua frente. Quanto menor o valor, maior capacidade de rompimento e menor consumo de combustível. um valor razoável para carros de passeio é 0,30.
duas forças básicas atuam na aerodinâmica: o arrasto e a sustentação. o arrasto é a força de resistência gerada quando um objeto se move no ar ou na água, que aumenta proporcionalmente à velocidade e à forma do objeto. quanto maior a capacidade do objeto de enfrentar a resistência do ar, maior a sua capacidade aerodinâmica.
a sustentação é a força aerodinâmica que se opõe ao peso do objeto permitindo que se eleve e se mantenha no ar. No caso das aeronaves, é o movimento das asas que contribui para a sustentação.
os submarinos, as pontes e os arranha-céus são outros objetos sujeitos às forças aerodinâmicas.