Respostas
Resposta:
Quando você diz contabilidade esta sendo muito Macro por que a contabilidade é uma ciência dentro desta a diferentes e inúmeros cursos mas posso falar um pouco do que eu conheço:
Explicação:
As Ciências Contábeis registram as movimentações financeiras e fornecem insumos para a tomada de decisões dentro e fora de empresas, órgãos públicos, organizações do terceiro setor, instituições de ensino e de pesquisa.
O mercado para contadores (ou contabilistas) está em alta e possui uma das maiores taxas de empregabilidade do país! Cerca de 93,87% dos profissionais formados em Ciências Contábeis estão trabalhando na área, revela um levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Os profissionais de Ciências Contábeis não contam com um piso salarial único válido em todo o Brasil. O piso salarial do contador varia de acordo com o setor e a região onde trabalha, o sindicato ao qual está vinculado, a formação (nível médio ou nível superior) e as convenções e acordos coletivos vigentes para sua categoria mas o salario fica em média entre 5 e 8 mil reais.
Com um mercado em alta, mesmo com as recentes oscilações econômicas, a carreira em Ciências Contábeis tem ampliado bastante seu campo nos últimos anos. Um contador não precisa trabalhar apenas no departamento financeiro das empresas. Ele pode também abrir seu próprio negócio, assessorar o crescente número de micro e pequenas empresas que surgem pelo Brasil, especializar-se em Auditoria Fiscal ou trabalhar como consultor para todo tipo de instituição.
Outro campo em ascensão é o da Perícia Contábil. Os contadores levantam informações e fazem um estudo criterioso para identificar fraudes, desvios ou má utilização de recursos em empresas, órgãos públicos e instituições em geral.
O último censo do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 2013, revelou que o Brasil tinha 314.157 contadores ativos.
Para atuar como contador, o profissional deve fazer o curso de bacharelado em Ciências Contábeis, com quatro anos de duração e, em seguida, prestar o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade para obter o registro no CRC do Estado onde trabalha.
Ainda que pareca uma carreira complicada e até monótona acho que vale a pena para quem gosta das exatas.
Boa sorte :)