A broca da cana-de-açúcar (Diatrae saccharalis) pode ser considerada a principal praga da cultura no país. Os danos são causados pela fase larval do inseto que ocasiona perfurações nos colmos da cana, abrindo galerias ascendentes. Os danos ocasionados por esta praga podem ser considerados diretos quando ocasionam a morte da gema apical e a perda de peso do colmo e danos indiretos representados pela abertura de orifícios no colmo que servem de porta de entrada para outros organismos como fungos e bactérias.
GASPAROTTO, F; Et al. Cadeias Produtivas da Cana-de-açúcar, do Algodão e de Frutas. Unicesumar: Maringá, 2018.
Considerando o ciclo de vida da broca-da-cana-de-açúcar assinale a alternativa que contenha a descrição do organismo que constitui a fase adulta desta praga.
Alternativas
Alternativa 1:
Um besouro de cor escura.
Alternativa 2:
Uma lagarta de cor amarela.
Alternativa 3:
Uma mariposa de cor amarelo-palha.
Alternativa 4:
Um organismo de aspecto vermiforme e de cor avermelhada.
Alternativa 5:
Um percevejo de cor dourada.
Respostas
respondido por:
0
Explicação:
Encontrada em todo o território nacional, a broca da cana, Diatraea saccharalis, é uma mariposa cujas larvas causam a morte da gema apical e danos no interior do colmo da cana-de-açúcar. A seca dos ponteiros, conhecida também como "coração morto", pode ocorrer na lavoura, principalmente nas plantas mais através dos orifícios abertos pelas larvas, ocorre penetração de fungos dos gêneros Fusarium e Colletotrichum, que causam a podridão vermelha.
ESPERO TER AJUDADO XD
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás