A partir do reconhecimento dos riscos químicos, físico e biológicos, pode-se estabelecer uma estratégia de amostragem, pela qual se estabelece o número de amostras e funcionários a serem avaliados, dias e períodos a serem medidos, equipamentos a serem utilizados na coleta de amostras, análises químicas e estatísticas a serem efetuadas. Sabendo o quanto é importante as amostragens para saúde e segurança do trabalho e que as boas técnicas de avaliação são fundamentais para que essas amostras sejam esclarecedoras. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2017. Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir quanto a finalidade da amostragem. I. As Amostragens dentro da Segurança do trabalho visam estabelecer um contato direto com as regras e orientações para o bom gerenciamento da Higiene Ocupacional. II. A estratégia para definição da amostragem ocupacional nos ambientes laborais é, portanto, um procedimento executado para que as medições da exposição dos trabalhadores a agentes nocivos sejam com um alvo concreto. III. O número total de amostras realizadas e utilizadas poderá trazer bons resultados, principalmente com relação aos custos, evitando gastos desnecessários, permitindo ao avaliador classificar as necessidades por ordem de prioridade. IV. A estratégia de amostragem tem o objetivo de orientar nas decisões com referência ao que deve ser amostrado apenas para agentes químicos. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Alternativa 3
I, II, III apenas.
Explicação:
De acordo com a página 132 do livro
Resposta:
Alternativa 3: I, II e III, apenas.
Explicação:
I. As Amostragens dentro da Segurança do trabalho visam estabelecer um contato direto com as regras e orientações para o bom gerenciamento da Higiene Ocupacional.
VERDADEIRA, vide p. 134 do livro.
“As Amostragens dentro da Segurança do trabalho visam estabelecer um contato direto com as regras e orientações para o bom gerenciamento da Higiene Ocupacional,”
II. A estratégia para definição da amostragem ocupacional nos ambientes laborais é, portanto, um procedimento executado para que as medições da exposição dos trabalhadores a agentes nocivos sejam com um alvo concreto.
VERDADEIRA, vide p. 134 do livro.
“A estratégia para definição da amostragem ocupacional nos ambientes laborais é, portanto, um procedimento executado para que as medições da exposição dos trabalhadores a agentes nocivos sejam com um alvo concreto.”
III. O número total de amostras realizadas e utilizadas poderá trazer bons resultados, principalmente com relação aos custos, evitando gastos desnecessários, permitindo ao avaliador classificar as necessidades por ordem de prioridade.
VERDADEIRA, vide p. 134 do livro.
“O número total de amostras realizadas e utilizadas poderá trazer bons resultados, principalmente com relação aos custos, evitando gastos desnecessários, permitindo ao avaliador classificar as necessidades por ordem de prioridade.”
IV. A estratégia de amostragem tem o objetivo de orientar nas decisões com referência ao que deve ser amostrado apenas para agentes químicos.
FALSA, vide p. 134 do livro.
“A estratégia de amostragem tem o objetivo de orientar nas decisões com referência ao que deve ser amostrado:
■ GHE – Grupo Homogêneo de Exposição.
■ MRE – Exposto de Maior Risco.
■ Agentes químicos.
■ Onde as amostras devem ser tomadas (área, pessoal ou fonte).
■ Duração da amostragem (em tempo real ou integrado).
■ Quantas amostras devem ser tomadas e como a amostragem deve ser realizada
(método analítico).”