Respostas
Resposta:
Quando se tem Diabetes tipo 2, níveis elevados de glicose (açúcar) acumulam-se no sangue, o que pode levar a complicações de saúde graves. É por isso que perceber o que é a diabetes e como ela causa alterações no organismo é fundamental para evitar as suas complicações.
De que forma a Diabetes tipo 2 afeta o seu organismo?
A Diabetes tipo 2 afeta a capacidade do organismo de converter o açúcar presente no sangue em energia. Este processo é controlado por uma hormona designada por insulina. Na Diabetes tipo 2, o organismo não responde à insulina como devia (a chamada "resistência à insulina") e também não produz insulina convenientemente. Isto tem como resultado a subida anormal e progressiva dos níveis de "açúcar" no sangue (glicemia).
O diagrama abaixo compara e mostra a diferença entre a decomposição dos alimentos numa pessoa com e sem Diabetes tipo 2.
As alterações são muito semelhantes ao que foi descrito para a Diabetes tipo 2.
A grande diferença é que no caso da Diabetes tipo 1 o pâncreas deixa subitamente de produzir insulina. Isso faz com que a subida do açúcar no sangue seja súbita e muito exagerada. Para além disso, a falta absoluta de insulina dá origem à produção de substâncias tóxicas no organismo, os chamados "corpos cetónicos", que dão mal-estar e náuseas ("agonias"). Como não há qualquer produção de insulina, a única forma de tratar consiste em administrar insulina.
Está na hora de assumir o controlo
Se tem diabetes, o seu principal objetivo deverá ser baixar os níveis de glicose no sangue. Alimentação saudável, atividade física e alguns medicamentos podem ajudar a consegui-lo. Consulte as nossas secções Tratar a Diabetes tipo 2 e Viver de forma saudável e fale com o seu médico para determinar quais as estratégias adequadas ao seu caso.
Explicação: