• Matéria: Sociologia
  • Autor: biamei
  • Perguntado 7 anos atrás

Tomando como referência a perspectiva metodológica dialética, no bojo das pesquisas no Serviço Social, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - A perspectiva dialética consiste antes de tudo num modo de ver a vida como movimento permanente, que precisa ser contemplado na análise das formas e fenômenos sociais, superando uma visão estagnada de estados.

PORQUE

II - Uma visão dialética do homem e de seu mundo histórico-social implica em conceber a realidade social como efetivo espaço de luta de classes, no interior da qual se efetua a educação, rejeitando a dominação, como o espontaneísmo das classes dominadas. Indicar o real como contraditório significa fornecer armas teóricas ao movimento de superação da sociedade capitalista.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.

c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

e)
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
20

Ambas as alternativas são verdadeiras e se complementam.

A dialética, na concepção marxista, é a compreensão do mundo como uma construção histórica que se modifica consideravelmente no tempo e no espaço. Ela rejeita qualquer tipo de conhecimento inato ou a ideia de que as formas sociais são uma consequência das "naturezas" dos agentes sociais.

Busca, ao contrário, nas próprias relações sociais instrumentos e ferramentas que permitam compreendê-las, de modo a criar uma forma crítica de analisar o mundo e buscar nele mesmo as suas razões de ser deste modo e não de outro.

Perguntas similares