Na medida em que passamos a integrar um novo espaço de convivência, de compartilhamento, podemos desenvolver novas necessidades ou, de outro modo, deixar de priorizar necessidades que até então pautaram boa parte do nosso comportamento? O psicólogo McClelland estudou a influência social na alteração das necessidades de forma geral. Trata-se da teoria das necessidades aprendidas, em que as necessidades humanas podem ser fortalecidas a partir de reforço, aprendizagem e condições sociais. A partir disso, escolha, a seguir, a alternativa correta acerca da teoria das necessidades aprendidas: a) As pessoas com alta necessidade de poder desejam feedback e reconhecimento, mesmo que falaciosos, diante do sucesso de sua entrega. b) A necessidade de realização diz respeito ao desejo humano de buscar a aprovação de outras pessoas. c) As pessoas com uma forte necessidade de afiliação buscam projetar uma imagem favorável de si mesmas. d) As pessoas com forte necessidade de afiliação escolhem tarefas com grau moderado de risco. e) As pessoas com forte necessidade de realização tendem a escolher as tarefas mais fáceis na maioria das vezes.
Respostas
Resposta:
c
Explicação:
c)
As pessoas com uma forte necessidade de afiliação buscam projetar uma imagem favorável de si mesmas.
Resposta correta c) As pessoas com uma forte necessidade de afiliação buscam projetar uma imagem favorável de si mesmas.
Explicação: A necessidade de afiliação “refere-se ao desejo de buscar a aprovação de outras pessoas, estar de acordo com seus desejos e expectativas, evitando o conflito e a confrontação”. Além disso, as pessoas que têm uma forte necessidade de afiliação buscam projetar uma imagem favorável de si mesmas, “tendem a apoiar ativamente as outras pessoas e a colocar panos quentes nos conflitos de trabalho”. Ainda, a necessidade de realização pode ser relacionada às “pessoas que querem atingir objetivos mais difíceis por meio de seu próprio esforço, preferem trabalhar sozinhas ao invés de trabalhar em equipes, escolhendo tarefas com grau moderado de risco (nem tão fáceis, nem impossíveis de concluir), desejam feedback e reconhecimentos inequívocos por seu sucesso” (MCSHANE; VON GLINOWA, 2014, p. 123).