• Matéria: História
  • Autor: JelFernandes280
  • Perguntado 7 anos atrás

Sobre o processo de independência das colônias europeias da América e sua história no século XIX, é correto afirmar: I. O Brasil foi o único país a vivenciar a experiência monarquista após a declaração de independência. II. Enquanto as colônias latino-americanas, em 1810, lutavam para conquistar a autonomia, os Estados Unidos lutavam contra a Inglaterra, para consolidar sua independência. III. Os Estados Unidos mantiveram-se alheios e desinteressados nas soluções emancipacionistas latino-americanas, ao longo de todo o processo. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativas :
A) a defesa do continente americano de possíveis intervenções político-militares por parte das monarquias europeias.
B) o incentivo a projetos políticos de expansão colonial dos EUA em direção ao continente sul-americano.
C) o apoio ao projeto de unidade política entre os países da América Central, defendida pelo líder Simón Bolívar.
D) a garantia da ampliação do mercado externo para escoamento da produção industrial do Norte dos EUA.
E) a criação de acordos comerciais entre EUA e os recém-criados países latino-americanos.

Respostas

respondido por: FidelCastro1953
20

Resposta:

Explicação:

A letra C mostra uma posição totalmente contrária a política norte-americana, em relação aos seus vizinhos. O republicanismo, a fragmentação política das antigas colônias foram densamente apoiados pelos Estados Unidos, que viam tais potências, enfraquecidas pela instabilidade, como países fáceis de ultrapassar industrial e economicamente. Outro fato que devo apontar para justificar tal argumento é que, mesmo o Império do Brasil, possuindo uma mão-de-obra escrava e menos mercados para exportação industrial, manteve até 1874 altos índices de produção rural, superiores até mesmo aos dos americanos, que encontraram na Guerra Civil a devastação total do progresso feito desde a independência por Abrams em 1776.

Como foi dito anteriormente, a letra D está correta para quase todos os pontos de vistas, assim como a E, que basicamente resume o reconhecimento americano da legitimidade da nação brasileira entre 1823 e 1824.

Eu não sei se devo comentar com vossa excelência as letras A e V, que se provam parcialmente certas. Sim, os Estados Unidos, com a entrada de Thomas Jefferson no poder, pretendeu expandir o território americano das treze colônias para o Oeste, e como ele faria isso? Com guerras? Não! Ele comprou a Louisiana, porções de Dakota de potências europeias como a França, que lhe "entregou" a América em 1810, e a Espanha. Já territórios mais ao sul, antigamente da Espanha, pertenciam ao México, que em 1849 perdeu uma sangrenta guerra para os ianques, tendo sido o território do Texas incorporado aos EUA. Os Estados Unidos, através de várias doutrinas protestantistas e libertárias, cassavam a legitimidade europeia sobre partes da América, por exemplo, as Malvinas. Os espanhois foram expulsos das Malvinas pela chegada de duas fragatas da Marinha Americana, logo, podemos relatar que os EUA não queriam competitividade no continente.

Perguntas similares