Respostas
Resposta:
HIPERTENSÃO
Causas: A hipertensão normalmente é causada quando há uma resistência e endurecimento maior dos vasos sanguíneos para a passagem do sangue, o que necessita uma força maior do coração para o bombeamento do sangue.
Sintomas: Dores no peito.
Dor de cabeça.
Tonturas.
Zumbido no ouvido.
Visão turva.
Tratamento: O tratamento pode ser feito com alguns cuidados exemplo: Exercício físico, Gerenciamento de estresse, Cessação tabágica, Monitor domiciliar de pressão arterial e Dieta pobre em sal. Também pode ser utilizas alguns medicamentos como: Inibidor da ECA, Diurético, Betabloqueador, Anti-hipertensivo e Bloqueador de canal de cálcio, e á procura de uns especialistas como por exemplo: Cardiologista, Nefrologista e Clínico geral.
Prevenção: Pratique exercícios físicos: uma simples caminhada de 20 minutos, três a cinco vezes por semana;
Evite alimentos muito gordurosos, frituras, doces e muito salgados;
Evite ingerir bebidas alcoólicas. Elas baixam a pressão e quando se unem aos efeitos dos medicamentos podem causar complicações;
O fumo também é grande agravador do aumento da pressão arterial. Por isso, o indicado é parar de fumar;
Evite o estresse, ele pode dificultar o controle da pressão;
Não interrompa o tratamento com remédios, sem a orientação do médico de confiança.
ENDOCARDITE
Causas: Endocardite acontece quando germes entram na corrente sanguínea, viajam até o coração (normalmente com alguma condição de saúde pré-existente) e se ligam às suas válvulas ou tecido.
Tratamento: Quando a endocardite é causada por bactérias, os medicamentos mais usados para o tratamento da doença são:
Amoxilina
Bepeben
Eritromicina
Sintomas: Febre e calafrios
Sopro no coração
Fadiga
Dor nos músculos e articulações
Respiração curta
Palidez
Tosse persistente
E muitos outros sintomas.
Prevenção: Para ajudar a prevenir endocardite é muito importante ter uma boa higiene, principalmente bucal. Evite procedimentos que podem gerar infecções como tatuagens e piercings. Procure cuidados médicos sempre que tiver algum problema de pele ou corte que infeccionar. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de antibióticos como prevenção à procedimentos dentários que aumentam os riscos de infecção e, consequentemente, de desenvolver endocardite.
ANGINA DE PEITO
Causas: A causa mais comum de angina é a doença arterial coronária (aterosclerose), quando as coronárias (vasos que levam oxigênio ao músculo cardíaco) estão endurecidas ou obstruídas por cálcio, placas de gordura, plaquetas e fibrina.
Tratamento: O tratamento para a angina consiste de medicações e em alguns casos de procedimento cirúrgico (as chamadas “pontes de safena ou mamária”) ou por cateter (angioplastias e stents) mais frequentemente.
Sintomas: A angina é o sintoma típico de doença arterial coronária, mas em alguns casos ela pode se manifestar por cansaço fácil, arritmias e desmaios além de falta de ar.
Prevenção: Para prevenir a angina instável é necessário seguir os mesmos passos que melhorariam os seus sintomas caso já tivesse algum tipo de angina, tais como:
Se fuma, parar de fumar
Monitorar e controlar as suas condições de saúde, principalmente no caso de já ter desenvolvido problemas de colesterol, diabetes ou hipertensão
Ter uma dieta saudável e equilibrada
E muitos outros tipos de prevenção.
DIABETES
Causas: Aumentar quantidade de exerícios físicos sem orientação ou sem ajuste correspondente na alimentação/medicação;
Pular refeições e os horários de refeições;
Comer menos do que o necessário;
Exagerar na medicação (essa conduta não traz controle melhor do diabetes, pelo contrário);
Ingestação de álcool.
Tratamento: O tratamento de diabetes tem como objetivo controlar a glicose presente no sangue do paciente evitando que apresenta picos ou quedas ao longo do dia. Lembrando que existem vários tipos de diabete.
Sintomas: Os principais sintomas do diabetes são vontade frequente de urinar, fome e sede excessiva e emagrecimento.
Prevenção: Manter o peso normal
Não fumar
Controlar a pressão arterial
Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas
Praticar atividade física regular.
TUMOR
Causas: Quando o equilíbrio entre a divisão e a morte celular é alterado, pode formar-se um tumor.
Sintomas: Os sintomas de tumor dependem do tipo e da localização. Por exemplo, os tumores pulmonares podem causar tosse, falta de ar ou dor no peito.
Tratamento: Em muitos casos, os tumores benignos não necessitam de tratamento. Os médicos podem simplesmente monitorar o tumor, para se certificar de que eles não causam problemas.
Prevenção: Não fume
Não abuse de bebidas alcoólicas
Mantenha hábitos de sexo seguro. Use camisinha.
Proteja-se contra a hepatite
Dieta equilibrada}
Entre outros.