qual a quantidade de cromossomos seria encontrada em uma celula se analizada durante o Momento G2 ?
Respostas
Resposta:
Será encontrado a mesma quantidade de cromossomos.
Resolução:
Será encontrado a mesma quantidade de cromossomos, pois o que duplica é a molécula de DNA, observe na segunda imagem, tinha duas moléculas de DNA (/ /) em G1, dois cromossomos, quando passa a interfase tem se 2 cromossomos duplicados ( x x ), quem duplicou foi a molécula de DNA, temos agora 4 moléculas de DNA, ligadas aos pares com sua parte genitora (lembra da replicação de Dna?).
Nós gráficos, observe em I tem a mitose e em II tem a meiose
o início das duas divisões é igual, chamado de interfase( como se fosse um momento de descanso para células) passa por G1 com a quantidade normal de cromossomos, em S o DNA DUBLICA e em G2 temos o dobro.
observe na segunda imagem, antes da fase S, logo após o fim da última divisão a célula haplóide n = 2, ou seja, possui duas moléculas de DNA, ou dois cromossomos, e passando pela interfase, mais especialmente em G2, a célula tem 2 cromossomos duplicados( quatro cromátides)
(fonte : CICLO CELULAR . COM)
As células humanas diploides, por exemplo, tem 2n = 46 cromossomos; portanto, uma célula em G1 é constituída por 46 moléculas de DNA (uma molécula para cada um dos 23 pares de homólogos).
Durante a fase S, cada molécula de DNA dá origem à outra idêntica a ela, de tal forma que, em G2, a célula humana contém 92 moléculas de DNA, sendo que um dos 46 cromossomos contém duas moléculas de DNA (denominadas cromátides-irmãs) que se mantém associadas por complexos proteicos denominados coesina. Essas células continuam diploides, tendo 2n = 46 cromossomos, embora com o dobro do conteúdo de DNA. As subfases S e G2 ocorrem somente em células que irão se dividir e, na maioria, têm duração relativamente constante, de sete a oito horas para S e de duas a cinco horas para G2.