• Matéria: História
  • Autor: Christian06
  • Perguntado 7 anos atrás

Escreva um texto explicando a crise da Espanha na época da chegada da Família Real (1808).​

Respostas

respondido por: GabiGoooll
1

Resposta:

A crise no Império Colonial espanhol começa ainda antes da chegada de Napoleão ao poder, em 1800, mas se intensifica particularmente a partir de 1808 , quando as expansões napoleônicas ameaçaram o poderio espanhol.

O grupo social criollos, descendentes de espanhóis, mas nascidos nas Américas, liderou a maioria destes movimentos, pois estavam insatisfeitos com o tratamento que eles mesmos recebiam da Espanha e o modo como a Espanha tratava os seus compatriotas, organizando movimentos armados para combater e expulsar o poder espanhol das Américas e estabelecer governos de caráter nacionalista.

Entre os principais líderes destes movimentos estavam personagens importantes como Simón Bolívar e San Martín, que receberam a alcunha de Libertadores da América


Christian06: E em relação as colônias espanholas, como elas estavam?
GabiGoooll: Colonização

O fator mais importante pela colonização espanhola foi a mineração. A base da economia espanhola eram as riquezas que provinham, especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. Foi esta atividade, a mineração, a responsável pelo crescimento de outras,  como a agricultura e a criação de gado, necessários para o consumo de quem trabalhava nas minas.

Quando a mineração decaiu, a pecuária e a agricultura passaram a ser as atividades básicas da América Espanhola.
Christian06: ok, obrigado
GabiGoooll: TMJ!!!
Perguntas similares