Respostas
Explicação:
A data 17 de maio é marcada como o Dia Nacional de Combate a Homofobia. Em 1990, a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS). O fato da despatologização (deixar de ser considerada doença) da homossexualidade foi um grande passo para legitimar o afeto e as relações sociais, como expressão da sexualidade.
A partir dessa ação, as pessoas LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) se tornaram sujeitas de direito. Assim, se tornou possível pensar ações e políticas públicas voltadas para os direitos civis e humanos, bem como o levantamento e criação de conselhos, comitês e leis voltadas para a promoção, criação e acompanhamento das demandas da população.
O dia 17 de maio foi oficialmente instituído em 2010 pelo ex-presidente Lula, mas construído com pressão e participação social. Neste ano, em diversas cidades do Brasil, serão realizados atos, marchas e agendas de luta mobilizando contra os retrocessos de direitos das pessoas LGBTs.
Desde o ano de 2016, com o impeachment de Dilma, o povo brasileiro tem sofrido diversas retiradas de direitos pelo atual governo golpista. A reforma da Previdência, a lei da mordaça, a reforma trabalhista, os cortes na assistência social, o sucateamento do SUS, a reforma do ensino médio, a privatização da nossa energia, o aumento do desemprego, o retrocesso nas condições do trabalho, dentre tantos outros, são ações que afetam a todos(as) nós, trabalhadores e trabalhadoras, mas principalmente a negritude, as mulheres e as pessoas LGBTs.
Exemplo de artigo de opinião:
As comunidades lésbicas, assim como qualquer outra comunidade, devem ser aceitas, incluídas e respeitadas pela sociedade.
Cada um deve poder ser e fazer o que quiser, desde que isso não prejudique outras pessoas. Tudo bem não concordar e não querer fazer parte, pois cada um tem sua opinião, mas respeitar é obrigação!
Respeito é o mínimo que se espera de uma sociedade para que as pessoas possam coexistir em paz.
Partes de um artigo de opinião:
- Introdução: traz o tema principal/tese do texto, apresentando o ponto de vista do autor;
- Desenvolvimento: as ideias são desenvolvidas visando convencer o leitor. Aqui são citados os argumentos.
- Conclusão: essa é a parte final do texto e traz o fechamento do assunto.
Leia mais sobre "artigo de opinião": https://brainly.com.br/tarefa/38717433
#SPJ2