O Que a terra representa para os povos indígenas?
Onde vivem e de que vivem os povos indígenas do Cerrado?
Quem são os povos indígenas do Cerrado?
Respostas
Resposta:
1) Os povos indígenas têm um vínculo de amor muito forte com a terra, cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de terra, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória e experiência de seus povos, cada parte daqueles terras carrega consigo as lembranças de seus antepassados, se tornando assim algo muito importante para eles.
2) A Constituição Federal estabeleceu um prazo para demarcação de terras indígenas no Brasil (1993), o que vem ocorrendo lentamente. Enquanto isso, o que se presencia é a invasão desses territórios para mineração, construção de estradas, ferrovias ou usinas hidrelétricas. Um exemplo é o projeto do governo federal de transposição das águas do rio São Francisco, o terceiro maior rio do Brasil, com 3 mil km de extensão, em torno do qual vivem cerca de 14 milhões de pessoas. Nessa área existem 32 povos indígenas, organizados em 38 territórios com uma população de 70 mil são índios, segundo dados da APOINME, que lançou a Campanha Opará, contra as obras da transposição. No Mato Grosso do Sul, o povo Guarani-Kaiowá ainda não teve concluído o processo de demarcação de suas terras e vem sofrendo com a violência e as condições precárias de sobrevivência. Muitos foram obrigados a se render ao trabalho na agricultura convencional. Ameaçados, sofrem violência por parte de fazendeiros da região. A demora no processo de demarcação de terras já levou os Guarani-Kaiowá a inúmeras situações de conflito resultando em morte de seus integrantes. As comunidades indígenas também sofrem com o isolamento, a falta de acesso aos serviços de saúde e educação e a escassez de recursos naturais.
No bioma Cerrado existem mais de 80 etnias, que no passado viviam exclusivamente da caça e da agricultura de coivara – um tipo de agricultura de corte e queima.Povos mais antigos a habitar esse bioma, são vítimas de conflitos locais com fazendeiros e grandes empreendimentos. Obrigados a se adaptar ao que resta de recursos naturais, valorizam o conhecimento tradicional, a cultura e lutam por seus direitos.
3) Na Caatinga vivem diversão povos, entre eles os Pankararé, Kantaruré, Xucuru-Kariri, Kiriri, Kaimbé, Tuxá, Tumbalalá e Payaku. Na região Semiárida da Bahia, onde estão os Pankararé, há ocorrência de pinturas rupestres. São consideradas as primeiras impressões dos povos da Caatinga, em uma área considerada rica em biodiversidade, o chamado Raso da Catarina, formado pelos municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Canudos e Macururé.
Espero ter ajudado!