Respostas
Côlonia. O Brasil Côlonia compreende o período da chegada dos portugueses em, 1500 e a independência do país,em 1822. ... Com O objetivo de garantir o controle do território,em 1534, o rei de Portugal, D. João III, decidiu repartir o Brasil em 15 lotes, ou capitanias hereditárias.
resumo de Brasil Colonial
A terra recém-descoberta despertava o interesse não apenas de Portugal, mas também de países europeus
Os lusitanos enfrentavam ameaças de navios estrangeiros que cercavam o litoral brasileiro. Como exemplo, os franceses que haviam fortalecido relações com os indígenas. Além disso, alguns países não reconheciam o Tratado de Tordesilhas.
Não apenas a ameaça estrangeira de instalar-se no Brasil, mas também a busca por metais preciosos contribuíram para a escolha de Portugal em colonizar o país.
A Espanha havia descoberto ouro na América. Com isso, os portugueses criaram a expectativa de encontrar o brilhante de cor amarela também em solo brasileiro.
período pré-colonial
O Período Pré-Colonial em que colônia significa povoamento e não tinham povoado o local
Nos 30 primeiros anos de história o Brasil foi desprezado pelos portugueses por não ter sido encontrado ouro
mão de obra : indígena
escambo : trabalho por quinquilharias
atividade econômica da época: exploração do pau-brasil
Brasil Colonial
O Brasil Colônia é o período que compreende os anos de 1530 a 1822. impulsionado pela expansão da fé cristã e por tornar rentável esse fazer através de rotas comerciais.
Esse fato histórico foi iniciado em 1530, com a missão “exploradora” de Martim Afonso de Souza no litoral brasileiro em que Portugal passou a ocupar pequenos pontos isolados na costa marítima brasileira
estratégias de ocupação definitiva
1. sistema de capitanias hereditárias
A finalidade foi estabelecer vilas e dividir lotes de terras para os donatários (pessoa que administrava terras que recebiam) explorarem metais preciosos e cultivem a cana-de-açúcar.
Como foi dito, quem recebia os lotes eram denominados de donatários. Já os documentos que atestavam o direito de posse das terras eram denominadas carta de doação e floral.
a tentativa falhou pois apenas as capitanias de São Vicente e Pernambuco prosperaram enquanto a maioria falhou pela :
- Ausência de recursos financeiros;
- Ataque de índios aos engenhos de açúcar;
- Ameaça de estrangeiros;
- Distância em relação à Metrópole.
2. Governo geral
O objetivo de Portugal em criar um Governo Geral era de reduzir o poder dos donatários e formar um comando geral na colônia (centralizar o poder)
1. Tomé de Souza : ele foi o primeiro governador-geral. Na sua administração fundou a cidade de Salvador (1549), a primeira capital da colônia. Tomé de Souza Implementou várias leis impostas pelo império português
O governo de Tomé de Souza durou de 1549 a 1553 tinha 3 objetivos : defender o território, organizar a produção para tornar viável o povoamento e civilizar os indígenas
2. Duarte da Costa : ele foi o segundo governador geral da colônia. O governo dele durou de 1553 a 1558; Enfrentou disputa francesa de território que colocava em risco a posse lusitana.
3. Mem de Sá : o terceiro a assumir o governo geral. Na administração de Mem de Sá os franceses foram expulsos do Brasil. Ele também fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e permaneceu no cargo de 1558 a 1572.
econômia
O comércio na colônia respeitava a medida do pacto colonial que era o direito de exclusividade de comercialização entre colônia e metrópole.
Os portugueses utilizaram, a princípio, como mão de obra escrava os índios.
Estes, no entanto, resistiram e, além disso, a prática era condenada pelos jesuítas.
E passaram a usar mão de obra escrava negra
passou por 3 ciclos econômicos
1. Pau-Brasil
2. Cana de açúcar
3. Mineração
os jesuítas
como nos aproximamos de povos que não falam nossa língua, não tem os mesmos hábitos e pensam completamente diferente ?
essa difícil missão seria confiada aos jesuítas, eles seriam responsáveis pela paz com os índios e a união do território brasileiro, por meio da sua educação
A humanidade sempre teve dificuldade em ter pessoas vocacionadas a ensinar os outros, durante a Idade Médio, surgiu nos mosteiros um grande capacidade de administrar a educação, catequisando o homem ao clero
significado de clero na época → aquele que sabe ler e escrever
Os jesuítas nascem com a vocação de ensinar durante a reforma protestante
Para a igreja ganhar espaço em novos espaços que estavam recém sendo descobertos, decide que esses novos sacerdotes da Companhia de Jesus fossem enviados pelo mundo inteiro para educar esses povos
era a união de 3 interesses :
- Jesuítas que queriam doar-se a vocação de educar
- os Portugueses que precisavam civilizar os índios
- Igreja que queria levar o catolicismo para o além mar
invasão holandesa
A invasão holandesa foi um dos fatos que ameaçou o domínio português sobre o Brasil. Em 1580 ocorreu a União Ibérica que foi a unificação entre as coroas de Portugal e Espanha. A Holanda era parceira dos portugueses, porém inimiga dos espanhóis.
Os holandeses haviam investido na produção de cana-de-açúcar no Brasil. No entanto, eles foram afastados dos negócios. Com isso, em 1624 tentaram invadir a colônia, no estado da Bahia, permaneceram até 1625.
Outra tentativa de invasão foi em Pernambuco em 1630. A presença dos holandeses no Brasil foi firmada a partir da chegada de Maurício de Nassau, em 1637 onde ficou até 1644.
houve o descontentamento dos colonos demonstam descontentamento com a política holandesa e estoura um movimento de contestação -> chamado Insurreição Pernambucana e conseguiram expulsar definitivamente os holandeses do Brasil
expansão territorial
expedições militares : organizados pelo governo para expulsar os invasores
Bandeirantes : percorriam o sertão atrás de riquezas
Jesuítas : fundavam aldeamentos para catequese e exploração econômica
Pecuária : rebanhos para o interior
houve vários tratados que ajudaram a definir a extensão atual do Brasil
tratados de limites do Brasil
Tratado de Lisboa
Tratado de Utrecht
Tratado de Madrid
Tratado de El Pardo
Tratado de S. Ildefonso
Tratado de Badajós