As interpretações entre o sistema nervoso e musculoesquelético só acontecem nos seres humanos; nos demais vertebrados,é tudo diferente?
Respostas
Resposta:
Nos vertebrados, o sistema nervoso é comandado por duas regiões contínuas situadas dorsalmente na porção mediana do corpo: o encéfalo, protegido pelo crânio e a medula espinhal, protegida pela coluna vertebral. Destas regiões partem nervos que possuem gânglios nervosos e se ramificam até a periferia do corpo.
Sob um critério anatômico, baseado na posição relativa dos órgãos do corpo, chamamos de Sistema Nervoso Central (SNC) a parte formada por encéfalo e medula espinhal. E de Sistema Nervoso Periférico (SNP) a parte formada por nervos de gânglios nervosos.
O Sistema Nervoso Central (SNC)O SNC recebe na forma de impulsos nervosos os estímulos do meio externo, trazidos pelos nervos que estão em contato com as estruturas sensoriais que se espalham perifericamente pelo corpo. Então, processa tais informações e elabora respostas que são enviadas – também na forma de impulsos – pelo SNP aos órgão efetores – aqueles que executam as respostas como, por exemplo, os músculos. Assim, podemos comparar o SNC à CPU de um computador e o SNP aos seus periféricos (mouse, teclado, monitor, impressora etc.).
Explicação:
Espero ter ajudado.
Essas interações acontecem em todos os vertebrados de modo semelhante, principalmente nos mamíferos, onde os eventos são idênticos, o processo de contração muscular ocorre da seguinte forma.
Esse processo ocorre através da criação de potenciais de ação que ocorrem nos corpos celulares dos neurônios motores, esses potenciais de ação viajam por todo axônio chagando a fenda sináptica, esses liberam neurotransmissores que são responsáveis por desencadear o potencial de ação nas fibras musculares esqueléticas.
Com isso as fibras mudam a permeabilidade da membrana celular, o que muda a concentração elétrica dentro da célula, com isso a contração ocorre, é necessário cálcio e ATP para a contração muscular.