Respostas
Resposta:
A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo composto exclusivamente de células chamadas condrócitos e de uma matriz extracelular altamente especializada.
O tecido cartilaginoso pode ser classificado em três tipos de acordo com a quantidade de substâncias intersticiais e a classe de fibras que apresentam, sendo:
Cartilagem hialina → possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo. Constitui vários arcabouços do organismo, entre eles: a parede do septo nasal, revestimento da traquéia e regiões articulares dos ossos, facilitando o movimento e absorvendo/dissipando impactos resultantes aos choques mecânicos, bem como nas regiões epifisárias dos ossos longos, permitindo o crescimento longitudinal.
Cartilagem elástica → apresenta considerável teor de fibras elásticas entremeadas às fibras colágenas. Forma o pavilhão externo da orelha, auxilia a estruturação da laringe e também da constituição da epiglote (válvula que intermedeia a interfase da deglutição e respiração).
Cartilagem fibrosa → Possui grande quantidade de fibras colágenas, ocupando quase que a totalidade dos espaços intercelulares, assemelhando-se ao tecido conjuntivo denso. È encontrado principalmente entre as vértebras, formando os discos intervertebrais, contribuindo com a flexibilidade e amortecimento.
Durante o desenvolvimento embrionário o esqueleto é formado por cartilagem hialina, gradativamente orientando a substituição por ossificação endocondral.
Explicação:
Espero ter ajudado.