• Matéria: Sociologia
  • Autor: Daniela998
  • Perguntado 7 anos atrás

10. Essa questão é associativa, estando relacionada ao tema Culpa e perdão. Assinale 1, quando a assertiva for FALSA e 2 quando a assertiva for VERDADEIRA.

Associações:
A culpa que atinge o ser humano pode ter origens diversas. Ela pode advir de fatores internos, aos quais denominamos de consciência, sendo essa uma dimensão inata, íntima e intuitiva. Porém, a culpa também pode ser gerada por fatores externos, incutidos por valores e princípios estabelecidos pela sociedade e cultura.

A culpa pode gerar no ser humano tristeza, angústia e medo, inclusive com relação às consequências de seus erros para uma “condenação” eterna. Esse pode ser um fator explicativo do porquê a culpa se tornou um instrumento de domínio de algumas igrejas e religiões sobre os seus fiéis, conforme afirma o livro texto.

Muitas religiões afirmam que cabe ao próprio ser humano pagar as culpas diante de Deus com suas próprias ações, boas obras ou outras formas de compensação. Porém, há uma interpretação cristã que afirma que a solução para a culpa humana estaria baseada na graça e no amor perdoador de Deus, por intermédio de Jesus Cristo.

A culpa é um fenômeno exclusivo das religiões, ou seja, esse sentimento não existiria na sociedade se a religião, especialmente a cristã, não a produzisse nos corações humanos. Portanto, não é possível afirmarmos que a culpa seja um fenômeno universal, pois somente na civilização cristianizada e ocidental é que ela tem se mostrado presente ao longo dos tempos.

Todas as culpas que o ser humano sente internamente indicam que ele cometeu atos ilícitos e moralmente reprováveis contra outros indivíduos ou contra a sociedade. Aqui está compreendido o conceito de culpa objetiva, ou seja, que se faz presente sempre que houver sentimento de vergonha, remorso e autocondenação pelo que se fez ou se deixou de fazer.

Respostas

respondido por: fransteinp3fv3l
8

Resposta:

2-2-2-1-1

Explicação:

2 - Verdadeira -  A culpa que atinge o ser humano pode ter origens diversas. Ela pode advir de fatores internos, aos quais denominamos de consciência, sendo essa uma dimensão inata, íntima e intuitiva. Porém, a culpa também pode ser gerada por fatores externos, incutidos por valores e princípios estabelecidos pela sociedade e cultura.

2 - Verdadeira - A culpa pode gerar no ser humano tristeza, angústia e medo, inclusive com relação às consequências de seus erros para uma “condenação” eterna. Esse pode ser um fator explicativo do porquê a culpa se tornou um instrumento de domínio de algumas igrejas e religiões sobre os seus fiéis, conforme afirma o livro texto.  

2 - Verdadeira - Muitas religiões afirmam que cabe ao próprio ser humano pagar as culpas diante de Deus com suas próprias ações, boas obras ou outras formas de compensação. Porém, há uma interpretação cristã que afirma que a solução para a culpa humana estaria baseada na graça e no amor perdoador de Deus, por intermédio de Jesus Cristo.

1 - Falsa - A culpa NÃO é um fenômeno exclusivo das religiões, ou seja, esse sentimento existiria na sociedade sem a religião.

1 - Falsa - Todas as culpas que o ser humano sente internamente indicam que ele cometeu atos ilícitos e moralmente reprováveis contra outros indivíduos ou contra a sociedade. Aqui está compreendido o conceito de culpa objetiva (SUBJETIVA), ou seja, que se faz presente sempre que houver sentimento de vergonha, remorso e autocondenação pelo que se fez ou se deixou de fazer.

Perguntas similares
5 anos atrás