• Matéria: Filosofia
  • Autor: anapaulamagno7
  • Perguntado 7 anos atrás

Atualmente quando se pensa na formação do pedagogo, seguindo a legislação educacional vigente, o Curso de Pedagogia deve ser planejado de modo a favorecer uma formação que auxilie o futuro pedagogo a atuar no espaço educativo, de maneira crítica, ética, investigativa e inovadora, utilizando-se da tecnologia e fundamentando-se em componentes teóricos cuja cientificidade já tenha sido comprovada. Ao desempenhar sua função no ambiente educativo, para que esse profissional possa auxiliar na potencialização de uma aprendizagem que privilegie o desenvolvimento integral do aluno, várias leis em escala nacional, estadual e municipal se tornam elementos orientadores para a elaboração dos documentos do espaço educativo, dentre eles merece destaque a BNCC que ao dialogar com a legislação educacional, orienta a Proposta Curricular da escola.

Diante de seu aproveitamento no decorrer dos estudos individuais e dos encontros presenciais propiciados pela disciplina “Legislação Educacional”, elabore um texto argumentando sobre as seguintes questões:

1-Como você define a BNCC?

2-Que tipo de mudança a BNCC traz para a prática do professor em sala de aula?

3-Como os professores podem se organizar e preparar seu Planejamento, durante o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, tendo a Proposta Curricular como documento orientador?

4-Como inserir competências e habilidades voltadas ao desenvolvimento humano integral, como componente curricular?

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
10

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo usado para definir o conjunto de caráter progressivo e orgânico das aprendizagens básicas as quais todos os alunos precisam poder desenvolver no decorrer das modalidades e etapas de ensino da Educação Básica brasileira.

A BNCC, no contexto escolar, pode ajudar na formação do cidadão ao estabelecer os conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver no período da escolaridade regular, pois a mesma é orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica que são direcionadas também para a formação humanista e social do indivíduo.

A implementação da BNCC muda no componente ensinado apenas a necessidade de realização de algumas ações como: revisão de currículos locais, de materiais didáticos, necessidade de formação continuada e inicial dos docentes e o alinhamento das avaliações aplicadas.

Espero ter contribuído, bons estudos!

respondido por: cnprofessores
0

Resposta:

A estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode ser vista da seguinte forma: Tem dez competências que regem todas as etapas da educação, ou seja, temos três etapas delimitadas, compreendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

A estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode ser vista da seguinte forma: Tem dez competências que regem todas as etapas da educação, ou seja, temos três etapas delimitadas, compreendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, mas nos deteremos na Educação Infantil.

Essas dez competências tem uma coisa muito específica que precisa ser observado: Temos ali um conjunto de três competências iniciais, que são chamadas pela Base de Competências Cognitivas, Comunicativas e Socioemocionais.

Perguntas similares