Respostas
Resposta:
Não existe uma única batalha decisiva na Segunda Guerra Mundial. No entanto, algumas delas foram importantes porque deram origem a eventos decisivos. Alguns exemplos são:
Invasão da Polônia por Hitler, em setembro de 1939: deu início à guerra;
Campanha da França (1940): o Eixo conseguiu vencer o Reino Unido, Polônia, Bélgica e Países Baixos;
Ataque do Japão à base americana de Pearl Harbor: provocou a união dos Estados Unidos com os Aliados;
Cerco a Leningrado (1941 a 1944): forças do Eixo tentaram vencer a Rússia, mas não tiveram sucesso;
Invasão da Normandia (1944): também conhecida como Dia D, marcou uma importante reação dos Aliados contra o Eixo;
Batalha de Stalingrado (1942 a 1945): forças do Eixo tentaram derrotar a Rússia, mas foram vencidas pelo inverno russo.
Explicação:
A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais letal da história da humanidade, e durou de 1939 a 1945. Quase todas as nações do mundo foram direta ou indiretamente envolvidas, mas os principais participantes foram a Grã-Bretanha, a França, a Alemanha, a Itália, o Japão, os Estados Unidos, e a União Soviética.
No plano econômico, podemos identificar três causas principais. A primeira foi a Grande Depressão causada pelos efeitos da quebra da Bolsa de Nova York em 1929, que atingiram profundamente os países europeus, causando taxas de desemprego de mais de 20%, e, no caso da Alemanha, chegou a quase 35%. Isso levou à fome e à pobreza extrema, e fomentou o apoio à medidas radicais em todo continente europeu. A segunda causa diz respeito específico à Alemanha: O Tratado de Versalhes. Esse tratado, concluído em 1919, um ano após o término da Primeira Guerra Mundial, apontou a Alemanha como culpada da guerra, e impôs pesadas reparações que levaram o país a ruína. Como se não bastassem as astronômicas taxas de desemprego, a Alemanha foi forçada a imprimir dinheiro para cobrir as dívidas, e as taxas de inflação chegaram a 29.252% ao mês em novembro de 1923. Em 1924, um quilo de carne bovina chegava a custar mais de 100 bilhões de marcos alemães, e isso contribui ainda mais para o apoio à medidas e governos radicais na Alemanha. A terceira causa foi a disputa entre os poderes asiáticos, China e Japão, pelos mercados asiáticos. O Japão, que possuía recursos naturais escassos, mas um excesso populacional e uma industrialização crescente, pretendia-se a novos mercados coloniais, que já estavam em mãos européias, especialmente da Grã-Bretanha, então, ao invés de arriscar guerra com uma das maiores potências mundiais da época, o Japão invadiu a China e a Coréia, resultando na Guerra Sino-Japonesa, e, apesar da resistência chinesa, em 1940 os Japoneses já haviam ocupado quase um quarto do território chinês.
Principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial
O período foi marcado por acontecimentos terríveis, que são lembrados até hoje como exemplos que não devem se repetir.
Antissemitismo
Hitler afirmava que a raça ariana era superior às outras, as melhores espécies da humanidade. Por outro lado, classificava os judeus, deficientes, negros, homossexuais como seres inferiores e os responsabilizava pelos fracassos do país no período seguinte à Primeira Guerra.
Desde o começo de seu governo, implementou medidas que discriminavam os judeus na Alemanha. Em 1935, mesmo antes da guerra, assinou a Lei de Nuremberg, que segregava esse povo e os proibia de trabalhar em agências governamentais, serem atendidos em hospitais, obter cidadania alemã, entre outras formas de opressão.
Com a conquista de outros territórios, a perseguição se espalhou pela Europa.
Campos de concentraçao
Eram locais para onde o governo nazista enviava judeus, inimigos políticos e doentes mentais. Lá, as pessoas eram submetidas a trabalhos forçados, condições subumanas e privação de alimentos. Muitos morriam de fome e doenças, enquanto outros eram mortos deliberadamente.
Depois, o governo nazista construiu campos de extermínio. Nesses locais, eles realmente matavam não só judeus, mas também ciganos, religiosos pacifistas e prisioneiros eslavos.
Holocausto
O holocausto trata-se do assassinato de judeus em escala industrial. Esse massacre, também conhecido como genocídio ou extermínio em massa, tinha como objetivo aniquilar esse povo da Europa. Segundo historiadores, o governo nazista conseguiu exterminar mais de 6 milhões de judeus.
Bombardeio nuclear
Um dos mais chocantes eventos foi a destruição das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Elas foram bombardeadas pelos Estados Unidos, que utilizou bombas atômicas nessa ofensiva. Esse ataque foi uma resposta ao Japão por terem devastado Pearl Harbor.
O ataque aconteceu depois que o Japão já havia assinado o tratado de rendição, o que tornou o acontecimento ainda mais inaceitável para as outras nações.